Em uma celebração muito especial presidida pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no dia 15 de agosto - Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o Frei Eberson Dionisio Naves, foi ordenado Diácono da Igreja na Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil - Ordem de Santo Agostinho (OSA). O Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, freis da nossa Província, freis da Província Agostiniana do Brasil, religiosos Redentoristas e oblatos de Maria Imaculada, participaram da celebração na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro (RJ).
Dom Orani ressaltou que o Frei Eberson foi ordenado Diácono em uma paróquia que é um belo exemplo de um trabalho social profundo, que marca a vida da comunidade eclesial. E que ir ao encontro dos necessitados, dos pobres, e daqueles que passam por tantas dificuldades e uma série de questões como a violência, a polarização e as inimizades é uma grande missão. "O Diácono é chamado para o serviço e tem uma grande missão. Seja chamado a construir pontes, a ir ao encontro. Deus habita nesta cidade... e essa é a nossa missão: mostrar o rosto de Deus no serviço que fazemos." disse.
"Estou aqui para proclamar as maravilhas que Deus tem feito em minha vida", disse o Frei Eberson em sua fala. Lembrando a data especial da Assunção de Nossa Senhora, ressaltou que não há nada mais fecundo que receber o Ministério do Diaconato no dia da Mãe de Jesus. "Ela, a serva por excelência!" Frei Eberson agradeceu a presença especial de seus pais, irmãos e amigos que estiveram na paróquia e que acompanharam à distância, por meio da transmissão. Também agradeceu à Ordem de Santo Agostinho, particularmente à Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, que o acolheu e cuidou de sua vocação. Em um agradecimento muito especial a Dom Orani, o entregou uma imagem de Santo Agostinho, nosso patrono que celebramos neste mês e agosto, com o Mês Agostiniano e o Mês Vocacional Agostiniano.
Frei Luiz Antônio agradeceu a presença, simplicidade e proximidade de Dom Orani. E ressaltou que o Frei Eberson é primoroso principalmente com a liturgia e que o serviço do Diácono é para sempre, na igreja, na Ordem, e com o provo de Deus. "Este serviço tem que ser primoroso no cotidiano principalmente na rotina, onde as coisas se perdem. Quem é fiel no pouco, será fiel no muito. Que Deus o abençoe. Citando Santo Agostinho disse: "Põe amor nas coisas e as coisas terão sentido. Retira-lhes o amor e se tornarão vazias." (Sermões 138, 2).
A celebração foi restrita, seguindo o protocolo de prevenção ao Covid19. Um momento de comunhão e oração acompanhado por centenas de pessoas por meio da transmissão pelo YouTube da paróquia.
Assista aqui:
Sobre o processo de formação:
O processo de formação inicial na Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil é realizado, geralmente em oito anos, passando pelas etapas do Aspirantado, Pré-noviciado, Noviciado e Professório. Após a Profissão Solene, o religioso é assignado a uma das comunidades da Província e, se vocacionado ao Presbiterado, prepara-se para as Ordenações Diaconal e Presbiteral.
Com a Ordenação Diaconal, o religioso recebe o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Como nos recorda o Vaticano II, "é próprio do Diácono, segundo for indicado pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimônio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura. " (Lumen Gentium, 29)