Durante o Fórum das Pastorais Sociais e Movimentos Sociais da Diocese de Araçuaí (MG), realizado nos dias 9 e 10 de novembro, o Frei Paulo Gabriel foi nomeado coordenador diocesano das Pastorais e Movimentos sociais. O evento reuniu 50 representantes das pastorais e movimentos sociais e do sindicato dos trabalhadores rurais. Frei Paulo Gabriel atua na Paróquia Santa Cruz, em Chapada do Norte (MG), que ertence à Diocese de Araçuaí.
No final do Forum, que teve como objetivo fortalecer a articulação das organizações, movimentos sociais, pastorais, sindicatos, povos, comunidades e o compromisso da igreja no campo social, os participantes fizeram uma carta de compromisso com propostas inspiradas na Enciclica Laudato Si, do Papa Francisco:
1. Reforçar a construção de ações junto aos movimentos sociais aos temas da mineração, monocultura, barragens, bacia hidrográfica. Em pleno acordo o sínodo da Amazônia que aponta "pecado ecológico”; 2. Participação nos conselhos de direitos na perspectiva de informar a população e garantia de direitos sociais; 3. Fortalecer cursos de Fé e Política de forma permanente nas paroquias; 4. Partilha do dízimo trabalhando a formação, transparência e ação social; 5. Valorização e respeito à religiosidade de matrizes africanas; 6. Retomar as formações de orientação da igreja para as próximas eleições;