Cerca de 50 seminaristas, padres, bispos e jovens que fazem acompanhamento vocacional vivenciam a experiência missionária organizada pela na Diocese de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, entre os dias 6 a 21 de janeiro.
Entre os participantes, estão o Frei Jeferson Felipe Cruz, OSA, Frei Leandro Santos de Carvalho, OSA, e os formandos agostinianos, Alison Pereira e José Ricardo, da Paróquia Santa Cruz, de Chapada do Norte (MG).
Realizada na Paróquia de São Pedro do Fanado, em Minas Novas, a experiência missionária reúne participantes de Minas Gerais (Diocese de Araçuaí, Diocese de Luz, Arquidiocese de Pouso Alegre e Arquidiocese de Montes Claros), do Espírito Santo (Diocese de Cachoeira do Itapemirim), e do Paraná (Diocese de Cornélio Procópio).
A Missa de envio foi presidida por Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo da Diocese de Araçuaí e concelebrada por Dom Manoel João Francisco, bispo da Diocese de Cornélio Procópio, no dia 6 de janeiro. Foram três dias de Missão em Minas Novas, em preparação para a programação que teve início no dia 9, com visita a diversas comunidades.
De acordo com Dom Esmeraldo, a missão é oportunidade para descobrir e acolher tudo o que Deus faz através das pessoas. "Que essa experiência missionária nos anime a descobrir que somos chamados a ser discípulos missionários de Jesus, formando Comunidades Eclesiais Missionárias, numa Igreja em saída."
Durante o mês de janeiro, todas as comunidades da Diocese de Araçuaí são convidadas a realizar atividades missionárias, como visitas, terços missionários, encontro com jovens, adoração ao Santíssimo Sacramento e missas dominicais com temas missionários.
José Ricardo é formando agostiniano, e está vivenciando a experiência missionária na Comunidade São Francisco do Imbiruçú, em Minas Novas. Para ele, vivenciar este momento de missão tem sido uma partilha de fé e vida, para ele e para as pessoas das comunidades, que os estão recebendo calorosamente. "Está sendo um tempo de encontro fraterno com as pessoas que se fazem presentes no caminho, partilhando o Cristo que se faz vivo no interior de cada um de nós. Uma experiência rica de conhecimento, da cultura e da realidade do Vale do Jequitinhonha", disse.
Para o Alisson, que está fazendo sua formação em Chapada do Norte, participar dessa missão fortalece ainda mais sua sua caminhada e o seu discernimento vocacional. "É um momento de grande alegria, estar com os irmãos. O encontro, a partilha e o amor, me traz crescimento humano e espiritual."