O pároco da Paróquia Cristo Redentor, Frei Rodrigo Antônio, se reuniu com o grupo de formandos do Aspirantado e Pré-noviciado agostiniano na tarde de hoje, quarta-feira, 5 de fevereiro, para apresentar e falar sobre o trabalho pastoral que irão desenvolver ao longo do ano nas comunidades de fé da Paróquia.
Os formandos conheceram também os encaminhamentos realizados pela Assembleia do Povo de Deus da Arquidiocese de Belo Horizonte e o Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra.
É a primeira etapa do processo de formação inicial da vida religiosa Agostiniana para os vocacionados que concluíram os estudos do Ensino Médio e estejam cursando outros estudos de nível superior (Filosofia ou Teologia), conforme o caso. Atualmente funciona na Fraternidade Agostiniana, no Barreiro, em Belo Horizonte - MG.
Nesta fase os candidatos devem ser iniciados nas questões básicas e mais elementares da formação humano-cristã-agostiniana. (Projeto de Formação da Província, nn. 117.119-120)
Normalmente compreende dois anos de formação. Tem como proposta dar continuidade ao processo de iniciação à vida comunitária, trabalhando de maneira mais intensa as implicações e exigências de uma vida fraterna e ajudando a discernir as motivações vocacionais, ao mesmo tempo em que propicia uma presença maior na Paróquia Cristo Redentor e outras obras presentes em Belo Horizonte.
O pré-noviço deve ser acompanhado pelos formadores a fim de que se sinta capaz de tomar uma decisão serena e livremente responsável para entrar no noviciado.” (Projeto de Formação da Província, nn. 125-127)