O primeiro de uma série de três encontros da FIA – Formação e Interioridade Agostiniana, promovido pelo Depas - Departamento de Evangelização Pastoral e Ações Sociais do Colégio Santo Agostinho, foi realizado on-line no dia 22 de abril. A esperança e a alegria deram o tom ao encontro.
Para refletir sobre o tema central da I FIA: "Revisitando: Agostinho, o Homem", a professora e agente pastoral Ana Célia Magalhães convidou o Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, Prior Provincial da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil e Presidente da Sociedade Inteligência e Coração (SIC).
Em sua apresentação, Frei Luiz falou, principalmente, sobre a força da interioridade em Santo Agostinho, como exemplo de fé, esperança e compromisso para nós nos dias de hoje. Ele observou que os desafios que estamos vivendo devem ser vistos como "tempo da esperança", uma oportunidade para nos tornarmos pessoas melhores. "Quantas vidas foram perdidas nessa pandemia e quantas vidas continuam a se perder pela desigualdade e pelo desrespeito à natureza? Precisamos deixar, como exemplo para as nossas crianças e jovens a nossa opção, decidida, pelo cuidado com a vida e pelo nosso compromisso com a fraternidade, como nos recomenda o Papa Francisco em sua encíclica Fratelli Tutti.
Confira, no vídeo abaixo, trechos da reflexão apresentada pelo Frei Luiz: