Dentre as tradições e a riquezas culturais do Vale do Jequitinhonha, destaca-se a centenária Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, organizada pela Paróquia Santa Cruz e pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.
Neste ano, a festa foi realizada de 30 de setembro a 10 de outubro e celebrou os 201 anos de fundação da Irmandade. Há relatos de que a "Festa do Rosário" é mais antiga.
As comunidades participam de tudo, desde os preparativos. São momentos de fé, alegria e comunhão. A celebração é um símbolo de resistência de um povo que se orgulha em preservar, ao longo dos séculos, a cultura, a fé, a culinária e a identidade.
Há dois séculos, a festa do Rosário conserva elementos de sua origem africana, como o congado, o tambor, a lavagem da igreja, a cachaça, o angu e os doces. E também traços europeus, como o levantar o mastro a cavalo que encena a batalha entre cristãos e mouros. Em maio de 2013, a festa foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Minas Gerais, pelo IEPHA-MG - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. A primeira celebração no Estado a receber o título e a entrar para o calendário celebrações do IEPHA-MG.
Diversas atividades fizeram parte da programação que movimentou a cidade e as comunidades vizinhas. Dentre elas, a novena de Nossa Senhora do Rosário, a buscada da Santa no Córrego do Rosário, o Mastro a Cavalo, o Reinado, a distribuição de doces, a bênção com o Santíssimo Sacramento, a procissão e a Coroação de Nossa Senhora, a Subida do Reinado, a buscada do cofre, os tambores e a Missa de Posse.
As crianças participaram do "Tamborzinho do Rosário", realizado pela Paróquia Santa Cruz, em parceria com a Secretaria de Cultura. As crianças da Catequese e os tamborzeiros mirins, louvaram a Virgem do Rosário.
A Paróquia Santa Cruz está sob os cuidados dos freis Frei Pablo Gabriel López Blanco, Jeferson Felipe Gomes da Silva Cruz, Leandro Santos de Carvalho, Thales Ryan de Carvalho, e Caio Filipe de Lima Pereira, da Fraternidade Agostiniana Frei Marcelino Barrio.
Dois séculos de história:
Fé, cultura e tradição: 200 anos da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos