Querido amigo e irmão, querida amiga e irmã: Graça e Paz!
A palavra páscoa vem do hebraico pessâch, que significa passagem. Recorda em primeiro lugar a passagem do anjo exterminador na noite em que os hebreus saíram do Egito, liderados por Moisés; recorda a passagem do povo da Bíblia pelo deserto, da escravidão do Egito para a Terra Prometida.
Santo Agostinho, num jogo de palavras, associa pessâch à palavra latina passio, paixão. Pela paixão e morte de cruz, Jesus fez a passagem deste mundo para o Pai, passou da morte para a vida. É a Páscoa cristã, a Ressurreição de Jesus.
Feliz Páscoa da Ressurreição de Jesus para você, sua família e amigos, amigas.
Nossa vida é feita de passagens, passagens alegres e tristes; passagens dolorosas e prazerosas; passagens tranquilas e atribuladas; passagens de dor e de amor. Em todas elas há algo de paixão: paixão que pode ser de perdas, de dor e de morte; paixão que pode ser de conquistas, de prazer e de vida.
Celebrar a Páscoa à maneira cristã é comemorá-la como Jesus, cheio de compaixão. Chega de guerras, de destruição, de preconceitos, de discriminação e de desamor.
Como São Francisco de Assis, façamos sempre, a cada dia, a passagem do ódio para o amor, da ofensa para o perdão, da discórdia para a união, da dúvida para a fé, do erro para a verdade, das trevas para a luz, da morte para a vida.
Uma vez mais, hoje e sempre:
Feliz passagem, paixão e compaixão na Páscoa da Ressurreição
Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA
Prior Provincial e Presidente da Rede Lius Agostinianos