Uma conversa alegre e iluminada pela espiritualidade agostiniana, reuniu as famílias da nossa comunidade educativa em uma transmissão muito especial, no dia 19 de agosto, como parte da programação do Mês Agostiniano, que tem como tema "Santo Agostinho, dom e compromisso de amor", e lema "O amor é meu peso! (cf. Conf. XIII, 9, 10)", em sintonia também com a Campanha da Fraternidade 2020: amizade, fraternidade e amor.
A conversa foi mediada pelo Frei Tailer Ferreira, OSA, com a participação do Prior Provincial e presidente da Sociedade Inteligência e Coração, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA; Maria das Dores (Neném), Coordenadora do Departamento de Pastoral (Depas), do Colégio Santo Agostinho Belo Horizonte; a família Rezende (Alexsandra, Luiz Otávio, Maria Laura e João Pedro); e o Lucas Fortunado, Agente de Pastoral do Colégio Santo Agostinho Contagem, que musicalizou o encontro.
No início, o Frei Tailer fez um breve momento de oração e falou sobre a dinâmica da transmissão. Em seguida, o Frei Luiz Antônio falou sobre como a concepção de amor em Santo Agostinho pode ajudar as famílias a serem mais unidas e assumirem a vida como dom e compromisso. Ele ressaltou que o ser humano é um ser amoroso. Que precisa dar e receber amor para dar sentido a sua vida. E que a família é uma grande realidade onde podemos experimentar e viver o amor. Qualquer que seja a família ou a forma como esteja constituída, com problemas, dificuldades, mas também com suas possibilidades e com tudo aquilo que está no coração de cada um. “O amor, na verdade, se faz e acontece nas pequenas coisas. Gestos pequenos, mas significativos, como preparar o café da manhã, dividir os espaços... são pequenos gestos de amor”.
A Alexsandra contou que sempre partilhou a vida com outras pessoas, e assim foi ampliando sua família para além da parta da casa. “O que sustenta um relacionamento familiar é o amor”. Falou também sobre como é importante ter uma família aberta para o bem comum, para a solidariedade e para o compromisso.
A fé no outro nos traz a possibilidade de um mundo melhor, disse Neném, sobre a experiência dentro da escola, na prática educativa. E destacou que o objetivo do ato educacional agostiniano é instrumentalizar os alunos para que eles assumam seu protagonismo com todas as suas potencialidades.
Esse momento significativo de partilha você confere a seguir: