A palavra direta, clara e sempre lúcida de Dom Pedro Casaldàliga ganhou vida na voz de amigos do mundo todo, durante o evento "Para a Esperança”, organizado pela Prefeitura de Barcelona, na Espanha, a Associação Araguaia e a Fundação Pedro Casaldàliga, dia 28 de junho. O evento reuniu cerca de duzentas pessoas em uma praça de Barcelona, na Espanha, e teve transmissão ao vivo.
Representantes de diversas entidades, amigos e companheiros da Catalunha ao Mato Grosso, ressaltaram sua vida simples e coerente. Convidado pela organização do evento, o Frei Paulo Santos Gonçalves, OSA, (Frei Paulinho), enviou sua homenagem em vídeo, destacando:
“O Pedro, como todos sabem, deixou sua marca no Brasil, com suas lutas e presença incondicional entre os mais pobres e os desfavorecidos. Mas o Pedro que eu conheci, que me ordenou padre e com quem caminhei por tantos anos, vai além do bispo. Era e continua sendo o exemplo de coerência, bondade e austeridade que marcou a minha trajetória." (Frei Paulinho)
Confira o vídeo do Frei Paulinho:
Pedro Casaldàliga foi uma das referências mais importantes na luta pela terra e a favor dos Povos Indígenas da Amazônia. Em 26 de março de 2021, o plenário da Prefeitura Municipal de Barcelona aprovou por unanimidade a entrega da Medalha de Ouro pelo Mérito Cívico, postumamente, a Pedro Casaldáliga “em reconhecimento à sua luta permanente contra os abusos de poder e a exploração, e pelo seu firme compromisso com a justiça social, a igualdade e a dignidade dos Povos Indígenas”. Barcelona agradece a "utopia fértil de Casaldàliga".
“Muito obrigado a todas as entidades amigas que assumiram a causa de Pedro como um instrumento transformador para toda a sociedade”, disse Gloria Casaldàliga, presidente da Fundação Pedro Casaldáliga. “Sabemos que vivemos tempos complexos e que a tarefa não será fácil”, afirmou, lembrando as dificuldades que o Brasil e a região do Araguaia enfrentam.
Veja como foi o evento:
Fonte: adaptação do texto de Laura Mor, publicado pela Fundação Pedro Casaldàliga.