Representantes dos quatro núcleos da Fraternidade Agostiniana Leiga (FAL), da nossa Província participaram, no dia 4 de outubro, do encontro mensal do Espaço Cassicíaco - ambiente de estudo e oração.
No início do encontro os participantes partilharam a questão deixada como compromisso no mês de setembro que era identificar momentos da vida pessoal nos quais tornou-se possível experimentar a carência, bem como os momentos que conseguiu-se supri-la ou não. Tratava-se de um exercício motivado pela leitura do fragmento da obra “Vida Feliz” de Santo Agostinho que apresentavam as seguintes ideias: a) Toda carência equivale a uma infelicidade; b) Todo infeliz é indigente; e c) Plenitude: o oposto da Indigência.
Em outro momento o Frei Thales expôs sobre o sentido da palavra plenitude, a justa medida da alma dada pela sabedoria e sobre a posse da sabedoria para se alcança a felicidade.
Os momentos de oração foram conduzidos pelo Núcleo de Nossa Senhora da Consolação e Correia, do Rio de Janeiro, por Henrique e Maria Carmem, e a mediação do encontro, pelo Frei Flávio.
Núcleos da FAL da nossa Província:
Nossa Senhora da Consolação e Correia - Rio de Janeiro/RJ
Nossa Senhora das Graças - Rio de Janeiro/RJ
Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Nossa Senhora da Consolação e Correia - Belo Horizonte/MG
Sobre Cassicíaco
Se refere ao tempo vivido por Santo Agostinho quando, aos 32 anos reuniu seu filho Adeodato, sua mãe Mônica e seus amigos em uma propriedade próxima a cidade de Milão, estabelecendo temporariamente ali uma comunidade dedicada aos trabalhos do campo, da casa, ao estudo e a oração.