No encontro do Espaço Cassicíaco do dia 2 de abril, os participantes dos núcleos da Fraternidade Agostiniana Secular (FAS), de nossa Província, iniciaram o estudo da obra "Primeira catequese aos não cristãos", de Santo Agostinho.
Conduzindo a reflexão, o Frei Tailer Ferreira, OSA, explica o trecho abordando neste encontro, em que Santo Agostinho esclarece a um amigo que o pergunta sobre a melhor forma de transmitir a catequese: por onde começar e até onde levar a narrativa.
Frei Tailer esclarece que a forma de se comunicar e de se transmitir é tão importante quanto o conteúdo em si, pois o convencimento vem da correspondência entre aquilo que se fala e o quanto estamos por inteiro ali. "É preciso comunicar com alegria. Mas não se trata de ser alegre o tempo todo, de sorrir o tempo todo. Essa alegria tem de sorrir no momento certo, no tempo certo," disse o Frei Tailer, acrescentando que narrar e exortar devem ser experiências alegres.
"Uma coisa é verdade: os outros nos ouvem com muito mais prazer quando nós mesmos estamos contentes com o que fazemos. Pois a nossa alegria afeta a própria qualidade da nossa fala, que sai mais fácil e aceitável. Por isso mesmo, não é difícil recomendar por onde começar e até onde levar a narrativa daquilo que se deve crer; nem como se deve diversificar essa mesma narrativa, a fim de que seja sempre completa e perfeita, mesmo que às vezes mais breve e outras mais longa. (...) O mais importante é que a pessoa catequize com alegria, seja qual for a maneira que usar. O máximo de empenho deve ser colocado nisso. A regra está aí: "Deus ama quem dá com alegria", se isso vale para os bens materiais, mais ainda vale para os bens espirituais." (Santo Agostinho)
Também participaram do encontro o Frei Anderson Domingues de Lima, Coordenador da Comissão das Fraternidades Agostinianas Seculares (FAS), Associações e Grupos Agostinianos, da nossa Província; o Frei José Flávio Cassiano, OSA, e o Frei Johnatha Alves, OSA.
O Espaço Cassicíaco é um ambiente de estudo e partilha das obras de Santo Agostinho.
Núcleos da FAS da nossa Província:
Beato Estevão Bellesini - Bragança Paulista/SP
Frei Walter Ricardo Rother - Rio de Janeiro/RJ
Nossa Senhora da Consolação e Correia - Belo Horizonte/MG
Nossa Senhora das Graças - Rio de Janeiro/RJ
Santa Rita - Chapada do Norte/MG
Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Núcleos de Fortaleza/CE e Grupo Augustinus
Sobre Cassicíaco
Refere-se ao tempo vivido por Santo Agostinho quando, aos 32 anos reuniu seu filho Adeodato, sua mãe Mônica e seus amigos em uma propriedade próxima a cidade de Milão, estabelecendo temporariamente ali uma comunidade dedicada aos trabalhos do campo, da casa, ao estudo e a oração.