No último encontro de 2023 do Espaço Cassicíaco, realizado no dia 01 de novembro, os participantes dos núcleos da Fraternidade Agostiniana Leiga (FAL), da nossa Província, finalizaram o estudo da obra "A Vida Feliz", de Santo Agostinho, iniciado no mês de fevereiro, com a assessoria do Frei Thales Ryan de Carvalho, OSA.
O Espaço Cassicíaco é um ambiente virtual de estudo e oração. Um projeto que faz parte da articulação realizada pela nossa Comissão do Laicato Agostiniano. Seguindo uma nova metodologia de estudo, os núcleos da FAL se propuseram a realizar um caminho de aprofundamento ao longo do ano para ampliarem a compreensão do conceito de felicidade proposto por Santo Agostinho.
Após a oração inicial cada participantes comentou suas impressões acerca da leitura proposta, destacando aspectos da conversão diária de cada um e compartilhando reflexões.
Frei Thales comentou as páginas finais do livro "A Vida Feliz" - leitura sugerida para este último encontro, trazendo exemplos, comentando as partilhas e reflexões. Ele explicou que esta obra abrange conceitos como a felicidade, a plenitude e também sobre a busca de Deus. "A felicidade plena e completa estará apenas em Deus. Na busca de Deus, vivemos a cada dia essa alegria de buscar a felicidade."
De acordo com o Frei Thales, é sempre positivos valorizarmos a formação dos leigos e valorizar e também os estudos agostinianos. "Santo Agostinho tem muitas obras e conteúdos que nos ajuda na reflexão contextualizada da realidade em que vivemos atualmente. São pérolas que muitas pessoas desconhecem." E acrescentou que foi muito proveitoso estudar com o grupo, ao longo deste ano, a obra A vida Feliz. "Os estudos foram muito proveitosos e a metodologia, também. "Buscamos uma metodologia simples, de fácil acesso, contextualizando com histórias da vida real, favorecendo a todos os participantes a leitura do tema com antecedência e a partilha das principais impressões com o grupo."
Com a leitura do poema "Deus", de Casimiro de Abreu, exemplificou a experiência de perceber a presença de Deus em nossas vidas, a sabedoria, a plenitude.
Deus - Casimiro de Abreu
Eu me lembro! Eu me lembro! – Era pequeno
E brincava na praia; o mar bramia
E erguendo o dorso altivo, sacudia
A branca escuma para o céu sereno
E eu disse a minha mãe nesse momento:
“Que dura orquestra! Que furor insano!
“Que pode haver maior que o oceano,
“Ou que seja mais forte do que o vento?!”
Minha mãe a sorrir olhou pros céus
E respondeu: – Um Ser que nós não vemos
“É maior do que o mar que nós tememos,
“Mais forte que o tufão! Meu filho, é – Deus!”
Saiba mais:
Espaço Cassicíaco: leigos estudam a obra Vida Feliz, de Santo Agostinho