Fale com o animador vocacional

Notícias

02
nov/23

Espaço Cassicíaco: núcleos da Fraternidade Leiga finalizam o estudo da obra “A Vida Feliz”

Imagem
Imagem

No último encontro de 2023 do Espaço Cassicíaco, realizado no dia 01 de novembro, os participantes dos núcleos da Fraternidade Agostiniana Leiga (FAL), da nossa Província, finalizaram o estudo da obra "A Vida Feliz", de Santo Agostinho, iniciado no mês de fevereiro, com a assessoria do Frei Thales Ryan de Carvalho, OSA.

O Espaço Cassicíaco é um ambiente virtual de estudo e oração. Um projeto que faz parte da articulação realizada pela nossa Comissão do Laicato Agostiniano. Seguindo uma nova metodologia de estudo, os núcleos da FAL se propuseram a realizar um caminho de aprofundamento ao longo do ano para ampliarem a compreensão do conceito de felicidade proposto por Santo Agostinho.

Após a oração inicial cada participantes comentou suas impressões acerca da leitura proposta, destacando aspectos da conversão diária de cada um e compartilhando reflexões.

Frei Thales comentou as páginas finais do livro "A Vida Feliz" - leitura sugerida para este último encontro, trazendo exemplos, comentando as partilhas e reflexões. Ele explicou que esta obra abrange conceitos como a felicidade, a plenitude e também sobre a busca de Deus. "A felicidade plena e completa estará apenas em Deus. Na busca de Deus, vivemos a cada dia essa alegria de buscar a felicidade."

De acordo com o Frei Thales, é sempre positivos valorizarmos a formação dos leigos e valorizar e também os estudos agostinianos. "Santo Agostinho tem muitas obras e conteúdos que nos ajuda na reflexão contextualizada da realidade em que vivemos atualmente. São pérolas que muitas pessoas desconhecem." E acrescentou que foi muito proveitoso estudar com o grupo, ao longo deste ano, a obra A vida Feliz. "Os estudos foram muito proveitosos e a metodologia, também. "Buscamos uma metodologia simples, de fácil acesso, contextualizando com histórias da vida real, favorecendo a todos os participantes a leitura do tema com antecedência e a partilha das principais impressões com o grupo."

Com a leitura do poema "Deus", de Casimiro de Abreu, exemplificou a experiência de perceber a presença de Deus em nossas vidas, a sabedoria, a plenitude.

Deus - Casimiro de Abreu

Eu me lembro! Eu me lembro! – Era pequeno
E brincava na praia; o mar bramia
E erguendo o dorso altivo, sacudia
A branca escuma para o céu sereno

E eu disse a minha mãe nesse momento:
“Que dura orquestra! Que furor insano!
“Que pode haver maior que o oceano,
“Ou que seja mais forte do que o vento?!”

Minha mãe a sorrir olhou pros céus
E respondeu: – Um Ser que nós não vemos
“É maior do que o mar que nós tememos,
“Mais forte que o tufão! Meu filho, é – Deus!”

Saiba mais:
Espaço Cassicíaco: leigos estudam a obra Vida Feliz, de Santo Agostinho

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.