O penúltimo encontro do Espaço Cassicíaco de 2024, foi realizado no dia 16 outubro, com assessoria do Frei José Flávio Cassiano, OSA, e a participação de membros dos vários núcleos da Fraternidade Agostiniana Leiga de nossa Província, e do Frei Jonathan Alves, OSA, que refletiram sobre relação entre o o verdadeiro, o falso e a natureza de ambos.
Próximos a finalização do estudo proposto para este ano, os participantes realizaram a partilha dos capítulos XI a XV do Livro II de Solilóquios, apresentando impressões e as inquietações geradas.
Por meio de uma reflexão filosófica foi abordada a relação entre o que pode ser tido como verdadeiro ou falso e a natureza de ambos. E, então, desdobraram-se outros temas, tais como o compromisso das ciências com a verdade, a Fábula que se constitui verdadeira enquanto falso relato histórico, bem como alguns questionamentos sobre a possibilidade de certas coisas estarem noutra coisa, além de questionamentos sobre a imortalidade da alma que aparecem diluídos ao longo de todo o livro por ser uma pergunta chave.
Em Solilóquios, Agostinho apresenta dois personagens que dialogam no texto: ele mesmo e a razão. Clique aqui e confira a obra em PDF para download gratuito.
Núcleos da FAL da nossa Província:
Nossa Senhora da Consolação e Correia - Rio de Janeiro/RJ
Nossa Senhora da Consolação e Correia - Belo Horizonte/MG
Nossa Senhora das Graças - Rio de Janeiro/RJ
Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Bragança Paulista/SP
Santa Rita - Chapada do Norte/MG
Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Sobre Cassicíaco
Se refere ao tempo vivido por Santo Agostinho quando, aos 32 anos reuniu seu filho Adeodato, sua mãe Mônica e seus amigos em uma propriedade próxima a cidade de Milão, estabelecendo temporariamente ali uma comunidade dedicada aos trabalhos do campo, da casa, ao estudo e a oração.