A Fraternidade Agostiniana Secular (FAS), iniciou as atividades do Espaço Cassicíaco - ambiente virtual de estudo e oração, dia 12 de março, propondo a obra "Primeira catequese aos não cristãos", de Santo Agostinho, como tema para as reuniões de estudos deste ano.
O encontro foi mediado pelo Frei Tailer Ferreira, OSA, com a participação do Frei Anderson Domingues de Lima, Coordenador da Comissão das Fraternidades Agostinianas Seculares (FAS), Associações e Grupos Agostinianos, da nossa Província; do Frei José Flávio Cassiano, OSA, e do Frei Johnatha Alves, OSA, e de representantes de núcleos da FAS.
Neste primeiro encontro, o Frei Tailer contextualizou a ocasião da obra, sua estrutura e conteúdo. "Uma coisa marca a compreensão da catequese em Santo Agostinho: a narrativa. Para Agostinho, a catequese é narrar a história da salvação. Jesus era um grande contador de histórias. Então, a catequese precisa ser a história de Deus na nossa história".
A metodologia dos encontros será a leitura antecipada de partes da obra, os comentários e partilhas durante as reuniões.
Núcleos da FAS da nossa Província:
Frei Walter Ricardo Rother - Rio de Janeiro/RJ
Nossa Senhora da Consolação e Correia - Belo Horizonte/MG
Nossa Senhora das Graças - Rio de Janeiro/RJ
Beato Estevão Bellesini - Bragança Paulista/SP
Santa Rita - Chapada do Norte/MG
Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
Núcleos de Fortaleza/CE e Grupo Augustinus
Sobre Cassicíaco
Refere-se ao tempo vivido por Santo Agostinho quando, aos 32 anos reuniu seu filho Adeodato, sua mãe Mônica e seus amigos em uma propriedade próxima a cidade de Milão, estabelecendo temporariamente ali uma comunidade dedicada aos trabalhos do campo, da casa, ao estudo e a oração.