O Encontro de Planejamento da Equipe de Animação Juvenil (EPEAJ), foi realizado online nos dias 23 e 25 de novembro e contou com representantes de todos os espaços agostinianos (paróquias, centro educativos e casas de formação) da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil.
Na primeira noite de encontro as atividades concentraram-se na retomada das preposições do EPEAJ 2019, reforçando o itinerário agostiniano para os jovens e com os jovens e as linhas e projetos de ação pastoral definidas no Planejamento de 2020. Foram retomadas também as perspectivas para 2020 e avaliado o quanto foi possível realizar neste ano devido à pandemia de Coronavirus. Este primeiro momento foi encerrado com uma reflexão sobre as prioridade para 2021: o que queremos em 2021? O que podemos em 2021? O texto da Agente de Pastoral, Hildete Emanuele Nogueira de Souza - Juventudes: medos, esperanças e caminhos - , serviu de referência para a reflexão.
No dia 25, a equipe se dedicou às prioridades da Ação Pastoral de Animação Juvenil para 2021. Foram definidas três prioridades, em três níveis diferentes:
- Local: a criação, o fortalecimento e a articulação dos grupos juvenis;
- Provincial: o fortalecimento da identidade juvenil agostiniana;
- Internacional: o fortalecimento da comunhão e da participação;
Para cada uma dessas prioridades traçaram-se estratégias que se concretizarão em projetos de ação pastoral no decorrer do próximo ano, tendo sempre em consideração os pilares do carisma agostiniano - interioridade, vida comum e apostolado - como eixos transversais.
A equipe avaliou positivamente a realização do encontro de planejamento, destacando "a teimosa esperança em sonhar a animação das juventudes agostinianas no próximo ano", comentou o Frei Tailer Ferreira, OSA, que coordenou o EPEAJ.