A Comissão Provincial de Formação Inicial promoveu, no dia 22 de junho, a segunda edição do Encontro de Psicólogos e Formadores. Neste ano, com a reflexão sobre o tema "Medicalização e formação: um início de conversa.". O encontro reuniu formadores da nossa Província, religiosos que atuam nos campos da psicologia, da psicanálise e da educação, bem como profissionais das áreas da saúde, psicologia que têm interface e trabalham conosco nos anos iniciais da formação.
Constata-se na nossa sociedade uma patologização da vida, uma construção social em torno da doença e da saúde, que muitas vezes considera o uso de fármacos, de medicamentos como o único caminho para lidar com esses desafios e dificuldades inerentes à vida.
Ao longo da conversa os profissionais chamaram a atenção para a importância da escuta, do diálogo, das relações, de se educar para a resiliência, a responsabilidade do acompanhamento, do cuidado com aqueles que estão em processo de formação, bem como a importância do desenvolvimento de repertório para lidar com a dor, com as dificuldades.
De acordo com o Frei Tailer Ferreira, OSA, Coordenador da Comissão de Formação Inicial, este é um tema já trabalhado no dia a dia das casas de formação, mas que será prioridade de formação e reflexão da Comissão ao longo deste ano, afim de potencializar e oferecer a melhor formação possível aos nossos jovens.
Para Daiana Oliveira, Psicóloga e membro da Equipe de Animação Vocacional (EAV) da nossa Província, participar do encontro foi mobilizador. "Uma convocação para responsabilidade nos processos e no cuidado com aqueles que buscam a saúde através da escuta atenta e responsável. Gratidão pela experiência, cuidado e responsabilidade com a saúde daqueles que a nós foram confiados".
Frei Paulo Gabriel Lópes Branco, OSA, Mestre de Professos, disse que foi uma iniciativa maravilhosa, com profissionais extremamente competentes e reflexões de altíssimo nível. "Estas questões são uma realidade. Precisamos buscar caminhos para responder com profundidade aos desafios que os jovens nos apresentam. Então, esta reflexão contribui, pois precisamos continuar refletindo sobre isso e encontrando caminhos sem saudosismos, tendo a riqueza do passado, mas sendo criativos para encontrar novas saídas. Parabéns".
Participantes:
Daiana de Oliveira - Psicóloga | EAV
Ana Paula Mansueto - Psicóloga | Instituto Chiara Luce
Ramon Filipe Costa - Médico | Instituto Chiara Luce
Allan Magalhães Correia Junior - Psicólogo | Instituto Chiara Luce
Frei Tailer Douglas Ferreira, OSA - Formador
Frei Paulo Gabriel López Blanco, OSA - Formador
Frei José Flávio Cassiano dos Santos, OSA - Pedagogo
Frei José Pires de Aguiar, OSA - Formador
Frei José Maurício da Silva, OSA - Psicólogo e Psicanalista
Frei José Rodríguez Álvarez, OSA - Psicólogo
Frei Arthur Vianna Ferreira, OSA - Psicanalista
Frei Luiz Augusto de Mattos, OSA - Psicanalista