Oportunidade especial de convivência, integração e partilha, o Encontro de Formandos e Formadores aconteceu de 17 a 20 de fevereiro, na Fraternidade Santo Tomás de Vilanova, em Belo Horizonte/MG. Uma experiência enriquecedora.
Foram três dias que proporcionaram uma imersão nas dimensões basilares do nosso carisma, da nossa formação: compartilhar a vida, a busca de Deus e o apostolado em comunidade. (Cf. Ratio Institutionis 36-83)
O encontro teve início com a celebração de abertura foi presidida pelo Frei Danilo Gomes, OSA, que também conduziu um momento de deserto, abordando a importância da interioridade, que é um dos
pilares da espiritualidade agostiniana.
Após, o Frei Tailer Ferreira, OSA, conduziu um momento de integração com dinâmicas e vivências entre os grupos de formandos do Aspirantado, Pré-noviciado, professório e formadores.
Em um bate-papo, o Frei Márcio Vidal de Negreiros, OSA, discorreu sobre o tema "a arte de formar-se", fazendo uma analogia entre o vaso de barro: como a argila é moldada pelas mãos do oleiro, e o deixar-se moldar com humildade na vivência e no autoconhecimento durante o processo de formação. Um rico momento de partilha e troca de experiências.
Durante a programação, os formandos alinharam questões sobre o Simpósio de Filosofia e Teologia e sobre a Assembleia de Formandos. O Momento Mariano foi conduzido pelos aspirantes.
Na Missa de domingo, dia 19, presidida pelo Frei Anderson Domingues, OSA, na Paróquia Cristo Redentor, os formandos foram apresentados para a comunidade. Durante o ano, os formandos dedicam-se às atividades de pastoral nas comunidade paroquiais.
A programação também proporcionou um dia de lazer em um sítio. Momento especial para reforçar os laços de amizade e fraternidade.
A Missa de encerramento foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, e contou com a participação de membros da Fraternidade Agostiniana Leiga que celebraram, no dia 20, o Dia de Oração pelos Leigos Agostinianos.