Neste mês de janeiro, a intenção de oração do Papa Francisco é pelos educadores. No vídeo divulgado pela Rede Mundial de Oração, o Papa Francisco pede que se acrescente um novo conteúdo ao ensino: a fraternidade, um ingrediente chave na busca de um mundo próximo aos mais vulneráveis. “O educador é uma testemunha que não oferece os seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida. É alguém que sabe manusear bem três linguagens: a da cabeça, a do coração e a das mãos, em harmonia. E daí a alegria de comunicar”, disse.
O Papa propõe ampliar o âmbito da atividade educativa, para que a educação não se concentre apenas no conteúdo. Desta forma, os educadores podem ser “escutados com muito mais atenção e serão criadores de comunidade”.
Sobre a Rede Mundial de Oração do Papa
A Rede Mundial de Oração do Papa é uma obra pontifícia cuja missão é mobilizar os católicos, pela oração e pela ação, face aos desafios da humanidade e da missão da Igreja. A sua missão insere-se na dinâmica do Coração de Jesus, uma missão de compaixão pelo mundo. Foi fundada em 1844 como Apostolado da Oração. Está presente em 89 países e dela fazem parte mais de 22 milhões de católicos. Inclui uma seção juvenil, o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem. Em dezembro de 2020, o Papa constituiu este serviço eclesial como obra pontifícia e aprovou os seus novos estatutos.