Fale com o animador vocacional

Notícias

28
mar/25

Dom Luis Marín, OSA, apresenta o documento final do Sínodo

Imagem
Imagem

Subsecretário do Sínodo da Sinodalidade, o bispo agostiniano Dom Luis Marín de San Martín,OSA, apresentou a diversas dioceses e instituições o Documento Final intitulado "Por uma Igreja sinodal: Comunhão, Participação, Missão". Este texto reflete um processo sinodal e uma experiência de comunhão na Igreja, levando à corresponsabilidade pela missão.

Três aspectos principais se destacam ao longo do processo sinodal. Por um lado, a dimensão renovadora. Por outro lado, a natureza do processo em desenvolvimento. E, finalmente, participação orientada para a missão.

A sinodalidade é o fruto maduro do Concílio Vaticano II e desenvolve sua eclesiologia a partir do Batismo como sacramento principal e básico.

Sinodalidade e o pontificado do Papa Francisco

Dom Luis Marín explica que um dos aspectos-chave do pontificado de Francisco, e também uma de suas maiores conquistas, foi a recuperação e o fortalecimento da sinodalidade na Igreja, que nos convida a restaurar e aprofundar nossas raízes como Povo de Deus.

“A Igreja é o Povo de Deus, cuja lei é o amor”, enfatiza Dom Luis Marín. Esta caridade é o fundamento da comunhão com Cristo e, n’Ele, com todos os irmãos; orienta o serviço e a participação como um requisito vocacional; encoraja a todos na tarefa da evangelização. A sinodalidade é resumida aqui. Este é o objetivo proposto pelo Papa Francisco.

O Papa Francisco reiterou que a chave deste processo deve ser necessariamente espiritual, evitando assim a ideologização: "Trata-se, portanto, de ouvir-nos uns aos outros e todos nós ao Espírito, que fala no Povo de Deus. Ouvir para discernir o que o Senhor quer de nós neste momento da história. Discernir para agir, buscando sempre o bem da Igreja".

Em suas intervenções, Dom Luis Marín nos convida a ler e reler o documento em família, na paróquia ou na comunidade à qual cada um pertence, porque pode nos ajudar a rever formas de trabalhar e porque, como ele explica, a sinodalidade nunca acaba: "É uma dimensão constitutiva da Igreja, que a define em seu ser, ações e estilo. Ela se realiza ou se expressa em vários eventos e estruturas, um dos quais é o Sínodo dos Bispos, que, em sua última Assembleia, abordou o tema "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão". Estamos agora na fase de implementação das conclusões do Sínodo. Um programa está em andamento para desenvolver esta fase nas Igrejas locais e em toda a Igreja, que concluirá com uma Assembleia Geral a ser realizada no Vaticano em 2028.

Fonte: https://agustinos.es/mons-luis-marin-osa-presenta-el-documento-final-del-sinodo

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.