Um dos valores de nossa Instituição é a ECOLOGIA INTEGRAL, nosso compromisso com a dimensão sagrada da vida, da natureza e do ser humano!
Assumimos o compromisso de ampliar a consciência de mundo dos nossos educandos, familiares, colaboradores, parceiros, amigos por meio de conteúdos e práticas orientadas pela Ecologia Integral e de formar líderes influentes em nossa sociedade para assegurar a preservação da nossa Casa Comum.
Em 2020, a convite do Ministério Público de MG, a diretora de Relações Institucionais e ASG (Ambiental, Social e Governança), Aleluia Heringer, escreveu o Guia “Animal não humano: presente! Reflexões sobre a Educação e a relação entre animais humanos e não humanos”. Voltado principalmente para educadores, o material pretende provocar questionamentos sobre as condições de vida desses animais, sobre os usos e as representações que fazemos deles e o que estamos perpetuando de forma equivocada.
Durante o mês de setembro e no início do mês de outubro, por meio da SIC - Sociedade Inteligência e Coração, nossa Província está distribuindo exemplares do guia para todos os freis e colaboradores, em todas as Unidades, para que possam refletir e conhecer um pouco mais sobre a temática.
Na Unidade Belo Horizonte, do Colégio Santo Agostinho, a entrega dos livros para que as lideranças façam a distribuição, foi marcada pela fala do gestor pedagógico, Renato Daniel: "Entendemos que uma educação ecocentrada é o desenvolvimento de um saber, de um fazer e de um agir que desenvolva a autonomia, a superação da pobreza, garanta a seguridade social, a igualdade política, a participação democrática, a valorização da cultura local, a manutenção das tradições e a preservação de histórias e lugares. Esta educação será capaz de formar para a arte de bem viver, em harmonia com todos os seres. Dessa forma, contribuiremos na construção de um mundo mais fraterno, justo e livre, fazendo com que o ser humano assuma livremente seu protagonismo como cuidador de nossa Casa Comum.
"Há, no tempo chamado hoje, um imperativo humano, ético, moral, cultural, social, ecológico, político, econômico
e legal que nos tensiona e nos pressiona a que possamos rever a forma como nos relacionamos com os animais
não humanos.Espero que esta leitura contribua com o alargamento de sua consciência em relação aos animais não humanos e com o alargamento do raio de sua compaixão para com eles. (Aleluia Heringer)
.