O encontro anual da Comissão Provincial de Párocos e Vigários Paroquiais, realizado no dia 30 de outubro, na Fraternidade Santa Mônica, em Belo Horizonte/MG, foi uma ocasião especial para avaliar os trabalhos realizados em 2024, as perspectivas para o próximo ano. Participaram da reunião religiosos que atuam em nossas paróquias nos estados do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A Análise de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FOFA) - técnica de planejamento estratégico, foi aplicada para avaliar as atividades pastorais, o apostolado e o perfil das paróquias, revisitando, também, as Constituições da Ordem de Santo Agostinho, o modelo de paróquia agostiniana apresentado pela Organização dos Agostinianos da América Latina e do Caribe - OALA, no que diz respeito à Identidade da Paróquia Agostiniana, e o Programa Capitular.
Por meio de partilhas, diálogos e escutas, foi alinhada a compreensão da identidade das paróquias agostinianas no contexto de nossa Província, bem como o nosso diferencial, e aquilo que nos identifica.
Desta forma, ficou alinhado para o ano de 2025, as seguintes ações para dar visibilidade à experiência do carisma em nossas paróquias:
- No que diz respeito à Interioridade, um dos pelares do nosso carisma, elencar festas e celebrações dos santos agostinianos para que em todas as paróquias sejam celebrados nas datas correspondentes.
- As paróquias que realizarem retiros anuais, devem abordar temas agostinianos, como uma forma de ampliar a consciência comunitária.
- Todas as paróquias se comprometeram a enviar representantes para dois grandes eventos que serão realizados a nível de Brasil e de América Latina, ampliando, assim a nossa comunhão e a participação nestes espaços agostinianos: o Congresso da Federação dos Agostinianos do Brasil (FABRA) e o Encontro de Latino-americano de Jovens Agostinianos (ELJA).
- Com relação à dimensão do serviço, foi assumido o compromisso com a cultura vocacional e a formação inicial como um serviço às juventudes, de forma a incentivar, valorizar, divulgar esta iniciativa, por meio da coleta do 4º Domingo da Páscoa.
E ficou definido o calendário de encontros da Comissão, que irá se reunir a cada semestre.
O encontro foi muito produtivo, alegre e fraterno. Ocasião sinodal especial para a comunhão e fortalecimento de vínculos.
Participantes:
Frei Alberto Carlos Gonçalves de Oliveira - Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia - Rio de Janeiro/RJ
Frei Álefe Lucas - Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia - Rio de Janeiro/RJ
Frei Alexandre Escame - Pároco da Paróquia São Pedro - Fortaleza/CE
Frei André Ricardo Zago - Pároco da Paróquia Santo Agostinho - Contagem/MG
Frei Danilo Gomes - Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças - Rio de Janeiro/RJ
Frei Haroldo Moreira - Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças - Rio de Janeiro/RJ
Frei Luiz Antônio Pinheiro - Prior Provincial
Frei Maksuel Gomes Costa - Vigário Paroquial da Paróquia Cristo Redentor - Belo Horizonte/MG
Frei Márcio Vidal de Negreiros - Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida -Bragança Paulista/SP
Frei Jeferson Felipe Cruz - Vigário Paroquial da Paróquia Cristo Redentor - Belo Horizonte/MG
Frei Renato de Freitas - Pároco da Paróquia Santa Cruz - Chapada do Norte/MG
Frei Rivandro do Nascimento - Pároco da Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Bragança Paulista/SP
Frei Rodrigo Antônio de Jesus - Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia - Belo Horizonte (MG)