A Comissão Internacional de Formação Inicial e Promoção Vocacional da Ordem de Santo Agostinho, se reuniu nos dias 3 e 4 de fevereiro, para dar continuidade ao trabalho realizado no ano de 2021, junto com os formadores e promotores vocacionais de todos os continentes, que se encontraram durante uma semana em cada região e definiram objetivos específicos, estratégias e planos de ação para o trabalho da promoção vocacional e da Formação Inicial nas diversas circunscrições da Ordem Agostiniana para os próximos quatro anos.
As sessões deste encontro foram coordenadas pelo Conselheiro Geral para a América Latina, Frei Alexander Lam, OSA, juntamente com o Vicário Geral da Ordem, Frei Joseph Farrel, OSA, com a participação dos representantes dos continentes: América Latina (Frei Pablo Ignacio Torres e Frei Márcio A. Vidal de Negreiros - Coordenador da Área de Formação Inicial da OALA - Organização dos Agostinianos da América Latina e Caribe, e Conselheiro da nossa Província; Europa (Frei Alexander Longs e Frei Terence Spiteri); África (Frei Elia Taban); América do Norte (Frei Aldo Potencio), e Ásia e Oceania (Frei Jepser Bermudez).
Cada membro da comissão teve a oportunidade de apresentar uma síntese dos resultados deste trabalho realizado nas diversas regiões e os desafios para a execução dos planos de ação previstos para o quatriênio.
Para o continente Latinoamericano, dentro das ações planejadas, está programado a realização de um Simpósio sobre a Formação Inicial, que acontecerá de modo virtual, em quatro encontros, no mês de março. O simpósio está destinado aos formadores, promotores vocacionais, provinciais, religiosos que se preparam para trabalhar na formação inicial, profissionais leigos que trabalham junto às casas de formação e membros da comissão de professos da OALA. Os temas a serem trabalhados neste simpósio são:
- Como formar os novos religiosos na cultura contemporânea? Luzes e ferramentas pedagógicas para a formação.
- Inculturação do Documento Ratio Institutionis: Elementos da Espiritualidade Agostiniana e sua aplicação no processo formativo.
- Critérios e linhas comuns para as etapas de formação na América Latina e Caribe à luz do documento Ratio Institutionis.
- A cultura juvenil atual e a busca vocacional: Inquietudes e colaboração dos jovens em formação.