Representantes das comunidades educativas da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), do Colóquio Pastoral online 2020, dia 16 de julho. O evento teve como tema “Desafios e esperanças para uma Escola em Pastoral”. Oportunidade para conversar sobre os desafios que a educação e os demais setores têm enfrentado no nosso país neste tempo de pandemia, e de lançar um olhar de esperança em relação ao futuro.
O evento, foi mediado pelos freis Caio Filipe de Lima Pereira e José Flávio Cassiano dos Santos, e assessorado pelo professor Leonardo Borba, da rede La Salle de Educação. E envolveu representantes de todas as comunidades educativas da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), contando com a participação do Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, dos freis que atuam como representantes institucionais nas unidades dos colégios e obras sociais, de gestores, agentes e coordenadores de pastoral da instituição. Ao todo, foram 32 participantes.
Na abertura do Colóquio, o Frei José Flávio conduziu um momento de espiritualidade. Em seguida, o Frei Luiz Antônio acolheu os participantes falando sobre a importância da educação na Ordem de Santo Agostinho, como um espaço de evangelização que acolhe a pluralidade cultural nos cinco continentes onde os agostinianos estão presentes.
Leonardo Borba falou sobre a importância de um tratamento diferenciado ao fazer pastoral no ambiente escolar, em relação a pastoral paroquial, por este apresentar uma dinâmica própria. Também fez memória a necessidade de adaptação frente ao atual contexto de pandemia que motivou muitas instituições católicas a repensar um novo modo de fazer pastoral,
por meio da promoção de atividades online, como videoconferências, lives e encontros virtuais. Entre outros temas abordados e que motivaram discussões, estavam o diferencial da escola confessional e a importância de demarcar o trabalho do departamento de pastoral diferenciando-o bem da atuação da disciplina de ensino religioso.