O conceito de liberdade foi trabalhado sob diversos aspectos durante Círculo Vocacional Agostiniano do dia 26 de junho. O encontro, que tem como proposta ser um espaço de partilha, reflexão e despertar vocacional, teve a participação de jovens de diferentes cidades brasileiras.
Após a apresentação dos participantes, o Frei Anderson Domingues conduziu o momento de oração, partindo da leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas que tematiza o tema da liberdade "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,1).
Com essa motivação bíblica os participantes foram convidados a uma reflexão pessoal sobre o uso de nossa liberdade. E, a partir da canção Trindade Divina, inspirada na espiritualidade agostiniana, cada um pôde colocar-se diante da imensidão da Trindade que nos faz livres para escolher entre o bem e o mal.
O documentário "O que é a liberdade?", produzido pela Unesp Bauru para o projeto Colecione, com depoimento de várias pessoas emitindo suas opiniões acerca do conceito de liberdade, foi exibido em seguida.
A partir de então, cada participante expressou seu próprio conceito de liberdade tendo como referência um objeto que representasse a liberdade. Interessante perceber as diferentes leituras e aproximações acerca do tema liberdade apresentados. Partindo de trechos das obras de Santo Agostinho, "O Livre arbítrio" e "Confissões", o Frei Tailer Ferreira falou sobre o conceito de liberdade, distinguindo entre o que é livre arbítrio e o que é liberdade. Na perspectiva agostiniana, livre arbítrio é a capacidade que cada ser humano tem de escolher entre o bem e o mal. Entre o certo e o errado. Enquanto a liberdade é o uso reto do livre arbítrio. Ou seja, a liberdade é escolher o bem. A liberdade é escolher Deus.
Tendo, portanto, esse horizonte conceitual agostiniano sobre liberdade, o grupo assistiu ao Curta Metragem espanhol, Jaulito. E foi proposta, no encerramento, a seguinte questão para discernimento nos próximos dias: o que prende o nosso coração?
No final, os participantes rezaram a Oração pelas Vocações Agostinianas:
Senhor,
Necessitamos de profetas capazes de enxergar além, testemunhas generosas do Evangelho, apóstolos valentes a serviço dos homens e mulheres de hoje. Por isso, Senhor, humildemente vos pedimos que nos abençoeis com numerosas e santas vocações; seiva nova, geradora de vida e motivo de esperança.
Que o Espírito Santo nos acompanhe com sua luz e seu amor para que possamos viver nossa própria vocação com entusiasmo e autenticidade e assim mostremos a todos a beleza da Vida Religiosa Agostiniana. Amém!
Confira as edições anteriores do CVA - Círculo Vocacional Agostiniano:
Círculo Vocacional Agostiniano - Vocação, conversão, educação e sinodalidade
Círculo Vocacional Agostiniano reflete sobre vocação e escuta
Próximas datas:
25 de setembro
23 de outubro
27 de novembro
Das 16h às 17h30, pelo Google Meet.