Agosto é um mês intenso e importante para nós, pois celebramos Santo Agostinho, Santa Mônica, o Mês Vocacional Agostiniano e o Mês Agostiniano. Neste ano, também celebramos 90 anos do Colégio Santo Agostinho. Um período intenso de convivência, espiritualidade e vivência do carisma agostiniano em toda a nossa Província.
As celebrações aconteceram de maneira integrada em paróquias, unidades do colégio, obras sociais e em unidades administrativas, conectando toda a comunidade ao carisma e à espiritualidade agostiniana. As equipes do Núcleo de Pastoralidade prepararam missas e momentos de partilha que reuniram estudantes, colaboradores, familiares e amigos.
No Colégio Santo Agostinho Belo Horizonte, a Missa de encerramento do Mês Agostiniano contou com a presença de frades, formandos, estudantes, colaboradores, autoridades e amigos. O Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, enfatizou a importância de construir diariamente o legado de educação que atravessa gerações, assim como Santo Agostinho, que deixou um legado duradouro para a humanidade. Ele também parabenizou os organizadores e participantes da 3ª Maratona Agostiniana de Redação do Ensino Fundamental e Médio, cujo tema deste ano foi "Convivência: caminho para a construção de redes".
"O leitor que tem diante de si uma obra de qualidade dialoga com ela. Ele reinventa sua própria história, percebendo aspectos da espiritualidade, da humanidade e do mundo em transformação. Ele reescreve sua própria jornada. Queridos alunos, pela literatura, vocês também têm o poder de transformar mentes, corações e abrir novos caminhos."
Frei Luiz ressaltou que um dos grandes significados destes 90 anos do Colégio Santo Agostinho é perceber o quanto uma educação de qualidade pode transformar as realidades ao nosso redor, sempre em prol do bem comum. "É por meio de uma educação de qualidade e com senso crítico que, em um colégio católico, compreendemos a importância de cultivar a universalidade, a inclusão e o diálogo sem polarizações."
Clovis Oliveira, diretor institucional, destacou a nossa inquietude e o nosso olhar para o futuro: “Nós somos uma Instituição que agradece a todos os que vieram antes, que abraça todos os que estão aqui neste momento, mas que jamais renuncia a olhar para o futuro. Um olhar corajoso, necessário, agostiniano e inquieto, que se une a tantos outros olhares, a tantas outras pessoas que sonham com a gente.”
No Colégio Santo Agostinho Contagem, a missa celebrada pelos freis André Zagos, OSA, e Eustáquio Alves Goveis, OSA, na Paróquia Santo Agostinho, reuniu colaboradores, famílias e a comunidade. A homenagem a Santo Agostinho foi marcada pelo reconhecimento de valores e pela entrega de Menções Honrosas ao grupo de Voluntariado Agostiniano.
Frei Maksuel Gomes, OSA presidiu a celebração na Unidade Gutierrez e destacou os valores cristãos e a importância da formação ética e humano-cristã, um legado presente em nossa história há 90 anos. Estudantes, colaboradores e famílias participaram, tornando a celebração um momento de renovação espiritual.
Na unidade Nova Lima, a missa celebrada pelo Frei Eberson Dionisio Naves, OSA, reuniu famílias, estudantes e colaboradores. E contou com a participação do coral CORALITOS que deu um toque especial à celebração, com uma bela homenagem ao final da missa.
Frei Davidson Bertuce de Carvalho, OSA, conduziu uma reflexão com a comunidade educativa da Escola Profissionalizante Santo Agostinho - EPSA, destacando a importância da convivência harmoniosa em todos os âmbitos da vida. Os estudantes do GRUCA e do Voluntariado também participaram, apresentando seus trabalhos desenvolvidos ao longo do mês, enquanto todos juntos cantaram a música tema do Mês Agostiniano.
O Colégio AIACOM se reuniu em momentos de reflexão e espiritualidade. Os ensinamentos e valores agostinianos, como convivência, amor e amizade, foram refletidos em todas as atividades. A Educação Infantil criou um amigo para Santo Agostinho, levando-o para casa e fortalecendo laços de convivência e amizade, além de produzir brinquedos que estimularam a criatividade e o compartilhamento. O Ensino Fundamental expressou valores agostinianos como justiça social, amor e comunidade por meio de cartazes criativos, que continham ilustrações, poesias ou frases significativas, ofertados durante a celebração. O Projeto Social refletiu sobre a história de Santo Agostinho e seus pilares, como interioridade e serviço à humanidade, enquanto os colaboradores refletiram sobre seu papel essencial na missão de educar e transformar vidas em busca de um mundo mais fraterno.
A Escola Santo Agostinho - ESA, reuniu os estudantes, familiares e colaboradores na quadra, para um momento de comunhão e de reverência à vida e ao legado de Santo Agostinho, conduzido pelo Frei Luiz Augisto de Mattos, OSA.
Nossas paróquias também preapraram uma programação especial com semanas temáticas, novena, tríduo, e diversas atividades durante todo o mês. Confira:
- Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia - Belo Horizonte/MG
- Paróquia Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG
- Paróquia Santa Cruz - Chapada do Norte/MG
- Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia - Rio de Janeiro/RJ
- Paróquia Nossa Senhora das Graças - Rio de Janeiro/RJ
- Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Bragança Paulista/SP
- Paróquia São Pedro - Fortalea/CE
O mês de agosto foi de homenagem, memória e celebração da vida e do legado de Santo Agostinho. Seus ensinamentos, trajetória, valor pela convivência, amor e amizade pela família e amigos nos levaram a relembrar e cultivar o nosso Propósito: Transformar vidas por meio de uma educação que aproxima e potencializa pessoas.