Durante a celebração de Corpus Christi, na manhã de quinta-feira, 11 de junho, o Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, ressaltou que o Corpo e o Sangue de Cristo - pão e o vinho consagrados -, são alimento para nós na nossa caminhada: luz, portas que se abrem para novos horizontes, caminho a ser trilhado. Que o Senhor se faz presente, Ele está no meio de nós, em cada um dos nossos gestos de amor e de entrega.
A Missa foi concelebrada pelos freis José Maria Lobo Velasco, Eustáquio Alves Goveia, Paulo Santos Gonçalves (Paulinho), Agenor Chiarinelli, Alexandre Escame e José Maurício da Silva, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, em Belo Horizonte (MG), e acompanhada por meio de transmissão pelo YouTube. Um momento especial de comunhão da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil com os colaboradores da Sociedade Inteligência e Coração (SIC) e toda a comunidade educativa. Na celebração, o Frei Luiz cumprimentou os diretores dos colégios e obras sociais, coordenadores dos Departamentos de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais - Depas, os educadores e todos os colaboradores pelo intenso trabalho e pela dedicação, principalmente nesse período de isolamento social.
Em sua homilia, Frei Luiz ressaltou que Jesus quis ficar presente no meio de nós de muitas maneiras: por meio do amor, da sua palavra, do seu corpo e sangue consagrados. "Entre tantas palavras a que mais me toca é aquela que Jesus repetiu várias vezes em momentos difíceis para seus discípulos: Não tenham medo, sou eu. Eu estou presente no meio de vocês". Também disse que o Senhor está no meio de nós em cada gesto de amor e de entrega. "Ele nos ensinou a acolher a todos sem distinção. A Eucaristia é para nós alimentos para construir um mundo novo, onde não haja exclusão, racismo, autoritarismo, egoísmo, estreiteza de visão, onde as diferenças e as diversidades são acolhidas como um dom preciso para construir a comunhão maior. É desse altar, do corpo e sangue do Senhor que podemos alimentar os sonhos, as esperanças de tantas pessoas com as quais nós convivemos. Aqui está o sentido maior de celebrarmos o Corpus Christi - o corpo e o sangue do Senhor. Eu vim para que todos tenham vida e que a tenham em plenitude. Que o Senhor, pão vivo descido do céu continue a nos alimentar".
No final da celebração, os freis realizaram a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Veja como foram as celebrações nas paróquias agostinianas: - Paróquia Nossa Senhora da Assunção - São Felix do Araguaia (MT) A celebração de São Feliz do Araguaia foi repercutida pelo portal Reporter do Araguaia. Leia a matéria e veja mais fotos aqui. - Paróquia Santa Cruz - Chapada do Norte (MG) Veja mais imagens: www.facebook.com/paroquiasantacruzdechapada - Paróquia Cristo Redentor - Belo Horizonte (MG) Veja mais imagens: www.facebook.com/cristoredentorbh - Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Bragança Paulista (SP) Veja mais imagens: www.facebook.com/PortalNossaSenhora - Área Pastoral São Miguel, São Gabriel e São Rafael (Bragança Paulista/SP) Veja mais imagens: www.facebook.com/igrejasaomiguelbp - Paróquia Nossa Senhora das Graças - Marechal Hermes - Rio de Janeiro (RJ) Veja mais imagens: www.facebook.com/nsdasgracas.mh - Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia - Engenho Novo - Rio de Janeiro (RJ) Veja mais aqui:www.facebook.com/consolacaoecorreia