O Capítulo Geral Intermédio teve início no dia 11 de setembro, com a Missa do Espírito Santo presidida pelo Prior Geral, Frei Alejandro Moral Antón, OSA, em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos. Nesta edição, o evento reúne, entre os dias 11 e 23 de setembro, cerca de 50 religiosos representando as diversas circunscrições da Ordem de Santo Agostinho no mundo.
Do Brasil, participam o nosso Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA (Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil), e o Prior Provincial da Província do Brasil, Frei Maurício José Manosso Rocha, OSA.
Nesta edição, a Província da Califórnia, que completa 100 anos, sedia o evento. O Provincial da Califórnia, Frei Gary Sanders, OSA , expressou seu entusiasmo pelo privilégio de sediar este importante evento em um ano em que a Ordem celebra com alegria o centenário de sua presença em solo californiano. E Dom Robert Walter McElroy, arcebispo de San Diego, recém-nomeado cardeal, celebrou um Missa.
No discurso inaugural, o Frei Alejandro exortou à fidelidade e à conversão constante, relacionando os principais acontecimentos que colocam o mundo do século XXI em constantes mudanças: atentados como o 11 de setembro, a crise do ano 2008 causada pelas novas arquiteturas financeiras, a recessão de 2012, as chamadas primaveras do mundo árabe, guerras… e pandemia de Covid19. E, consequentemente, um mundo novo e escravo de poucos que dirigem e controlam tudo, que exercem um domínio, que distancia toda transcendência, e deixa órfãos do do evangelho de Jesus Cristo. Entretanto, a Ordem de Santo Agostinho cresce na sinodalidade, essencial para a vida religiosa, com membros da mesma família, unidos pelo amor de Deus.
Nessa primeira semana, os dias foram reservados à apresentação dos relatórios da Cúria Geral, comissões internacionais, áreas geográficas e uma apreciação do Prior Geral acerca dos informes das circunscrições, com uma visão ampliada da situação da Ordem no momento atual.
Foram iniciados os estudos sobre o subsídio "Renovação" , preparado pelo Instituto Agostiniano de Espiritualidade. São cinco tópicos básicos: Espiritualidade; Apostolado e Evangelização; Pobreza, Justiça Social e Cuidado da Criação; Vocações; Formação Inicial. Os grupos trabalharam as três primeiras partes do documento (espiritualidade, apostolado e evangelização e justiça e paz), foram formuladas as propostas e discutidas em sessão plenária.
Por videoconferência, participaram da sessão, o presidente da FANA (Federação dos Agostinianos da América do Norte), de Chicago, Frei Kevin Mullins; o presidente da UAFA (Agostinianos da África), Frei Anthony Kanu, Inspetor da Nigéria; os representantes da OSAAP (Agostinianos da Ásia-Pacífico), Frei. Peter Jones, Inspetor da Austrália e Frei Andrés Rivera, Provincial de Cebu.