Fale com o animador vocacional

Notícias

07
jan/25

Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral

Imagem
Imagem

A Campanha da Fraternidade (CF) 2025, com o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), nos convida a refletir sobre a urgência de cuidar da nossa Casa Comum, promovendo uma Ecologia Integral que conecta a fé cristã com a responsabilidade socioambiental.

No contexto de 10 anos de promulgação da Encíclica Laudato Si’, dos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco, do ano da COP-30 no Brasil e inspirado pelas realidades locais que tanto nos desafiam, a CF 2025 propõe ações que integram espiritualidade, justiça social e o cuidado com o meio ambiente, oferecendo à sociedade caminhos para uma conversão integral.

A abertura nacional será na Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março.

Educação católica

A educação católica desempenha um papel essencial na promoção dos valores da Campanha da Fraternidade. Escolas e universidades católicas são chamadas a serem espaços de diálogo e formação para a sustentabilidade, estimulando práticas educativas e pastorais que integrem a fé e o cuidado com a Criação. Nesse sentido, propõe que os ambientes educacionais promovam iniciativas pedagógicas inspiradas na Ecologia Integral, fomentando o compromisso com a justiça socioambiental e a dignidade da vida humana.

Em nossos centro educativos (unidades do Colégio Santo Agostino, Escolas Sociais e Casas de Formação agostinianas), todos os anos, o tema da Campanha é desenvolvido em diversas atividades e programas. Nossa Província tem a Ecologia Integral como um valor institucional, e mantém o Ilali - Centro Agostiniano de Ecologia Integral, como referência.

Objetivo Geral da CF 2025

Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.

Objetivos Específicos

  1. Reconhecer as ações da Encíclica Laudato Si’ e do Sínodo da Amazônia.
  2. Denunciar os impactos negativos do estilo de vida atual no planeta.
  3. Identificar as causas da crise climática e as “falsas soluções”.
  4. Valorizar o “Evangelho da Criação” e a Aliança universal.
  5. Assumir o compromisso com a conversão integral.
  6. Viver as propostas do Ano Jubilar em novas relações.
  7. Promover a Ecologia Integral como eixo transversal cristão.
  8. Apoiar pastorais e movimentos socioambientais em articulação.
  9. Estimular mudanças no modelo econômico destrutivo.
  10. Defender vítimas de desastres naturais e crimes ambientais.
  11. Celebrar 10 anos da Laudato Si’ com avanços nas temáticas abordadas.

O tema Ecologia é um dos mais abordados pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Foram as Campanhas que de alguma forma abordaram essa temática:

1979 - Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos; 
1986 - Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos; 
2002 - Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males; 
2004 - Fraternidade e água: Água, fonte de vida; 
CF 2007 -Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão; 
CF 2011 - Fraternidade e a Vida no Planeta: "A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22); 
CF 2016 - Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17)  
CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15). 

Oração da CF 2025

Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.

Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.

Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.

Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu.

 Amém!

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.