A Campanha da Fraternidade (CF) 2025, com o tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), nos convida a refletir sobre a urgência de cuidar da nossa Casa Comum, promovendo uma Ecologia Integral que conecta a fé cristã com a responsabilidade socioambiental.
No contexto de 10 anos de promulgação da Encíclica Laudato Si’, dos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco, do ano da COP-30 no Brasil e inspirado pelas realidades locais que tanto nos desafiam, a CF 2025 propõe ações que integram espiritualidade, justiça social e o cuidado com o meio ambiente, oferecendo à sociedade caminhos para uma conversão integral.
A abertura nacional será na Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março.
A educação católica desempenha um papel essencial na promoção dos valores da Campanha da Fraternidade. Escolas e universidades católicas são chamadas a serem espaços de diálogo e formação para a sustentabilidade, estimulando práticas educativas e pastorais que integrem a fé e o cuidado com a Criação. Nesse sentido, propõe que os ambientes educacionais promovam iniciativas pedagógicas inspiradas na Ecologia Integral, fomentando o compromisso com a justiça socioambiental e a dignidade da vida humana.
Em nossos centro educativos (unidades do Colégio Santo Agostino, Escolas Sociais e Casas de Formação agostinianas), todos os anos, o tema da Campanha é desenvolvido em diversas atividades e programas. Nossa Província tem a Ecologia Integral como um valor institucional, e mantém o Ilali - Centro Agostiniano de Ecologia Integral, como referência.
Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.
O tema Ecologia é um dos mais abordados pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Foram 8 as Campanhas que de alguma forma abordaram essa temática:
1979 - Por um mundo mais humano: Preserve o que é de todos;
1986 - Fraternidade e a Terra: Terra de Deus, terra de irmãos;
2002 - Fraternidade e povos indígenas: Por uma terra sem males;
2004 - Fraternidade e água: Água, fonte de vida;
CF 2007 -Fraternidade e Amazônia: vida e missão neste chão;
CF 2011 - Fraternidade e a Vida no Planeta: "A Criação geme em dores de parto” (Rm 8,22);
CF 2016 - Casa comum, nossa responsabilidade: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,17)
CF 2017, Fraternidade: Biomas Brasileiros e defesa da vida: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15).
Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.
Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.
Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.
Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu.
Amém!