Notícias

02
jan/24

Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social

Imagem
Imagem

mais de 60 anos, a CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, promove a Campanha da Fraternidade (CF), em todo o território nacional. Sua proposta é realizar ações concretas em torno de um tema específico, de forma a ajudar a conversão não apenas no âmbito pessoal, mas também comunitário e eclesial.

O tema escolhido para o ano de 2024, Fraternidade e Amizade Social, foi inspirado na Encíclica Fratelli Tutti, onde o Papa Francisco “anunciou ao mundo uma proposta firme de responsabilidade coletiva que pudesse levar a fraternidade e amizade social, perante os males que ameaçam a paz no mundo”. A CF tem como lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8).

A abertura oficial da Campanha será na Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro, em todo o Brasil.

A proposta da Campanha é de fazer o caminho quaresmal em comunidade, observando três perspectivas:

  • VER as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos e filhas de Deus;
  • Se deixar ILUMINAR pelo Evangelho que nos une como família e resgata o sentido das relações humanas baseados no respeito e na reciprocidade do bem comum;
  • AGIR conforme a proposta quaresmal, em que nos esforçamos para uma mudança, não só pessoal, mas “alargando tenda” (Cf. Is 54,2) para transformações comunitárias e sociais, em busca de uma sociedade amiga, justa, fraterna e solidária.

Objetivo Geral da CF 2024
DESPERTAR para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos de amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

Objetivos específicos
1 - ANALISAR as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa.
2 - COMPREENDER as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã.
3 - IDENTIFICAR iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro.
4 - REDESCOBRIR, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano.
5 - ACOLHER o magistério da Igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão.
6 - APROFUNDAR a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida.
7 - CONSCIENTIZAR sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações.
8 - ESTIMULAR a espiritualidade, os processos, os hábitos, e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade.
9 - INCENTIVAR e PROMOVER iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.

Saiba mais:

[Vídeo]: Fraternidade e Amizade Social

[Artigo]: A amizade na perspectiva agostiniana: um contributo para a vivência da Amizade Social

Mais informações no site campanhadafraternidade.com.br

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.