Notícias

25
fev/20

Campanha da Fraternidade 2020

Imagem
Imagem

A Campanha da Fraternidade (CF) é uma forma da Igreja Católica no Brasil vivenciar a Quaresma. Coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), há 50 anos, a Campanha  proõe temas que apontam para a necessidade de compromisso do cristão. Também propõe discussões e enfrentamento dos problemas que afetam os pobres: precariedade da saúde, do trabalho, educação, moradia, políticas públicas, entre outros já foram foco da CF.

O tema de 2020 é Fraternidade e vida: dom e compromisso! Quatro palavras de profundo significado. Fraternidade: parentesco, solidariedade entre irmãos, harmonia entre humanos. Vida: tem conceito bem amplo, mas aqui interessa vida como existência. Dom: significa dádiva, presente. Compromisso: é responsabilidade. Assim a Campanha convida os cristãos para cuidar da vida! Vida nas suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social, ecológica, política. 

Esse olhar atento precisa antes responder a indagações angustiantes: o que aconteceu conosco? Por que vemos e deixamos crescer tantas formas de violência, agressividade e destruição? Perdemos, de fato, o valor da fraternidade? 

A CF 2020 toma como referência a parábola do bom samaritano (Lucas 10, 25-37). O sacerdote e o levita, desviam-se do homem ferido, pois não tinham tempo para ele. Mas o Samaritano aproxima-se da vítima dos salteadores e, movido pela compaixão, gasta seu tempo e dinheiro, ficando com ele na hospedaria. Paga todas as despesas e promete retribuir ao dono da hospedaria tudo o que gastasse para cuidar do homem ferido.

A postura do samaritano contém o centro do ensinamento de Jesus: o próximo não é apenas alguém com quem possuímos vínculos, mas todo aquele de quem nos aproximamos. Sentir compaixão é a chave para fazer a vontade de Deus, que ama toda a criação. Tempo de abertura ao mistério da dor e morte de Jesus. Sua entrega na cruz é o culminar do estilo que marcou sua vida. Somente contemplando o mundo com os olhos de Jesus, olhar samaritano, é possível acolher o grito que emerge das várias faces da pobreza e da agonia da criação. O olhar do sacerdote e do levita são o da indiferença. Um olhar que gera ameaças a vida. 

Que todo ser humano tenha vida, e vida em abundância (João 10,10). A campanha é um convite ao olhar solidário. A missão do discípulo missionário de Jesus é revelar ao mundo o rosto da misericórdia e da justiça de Deus. Promover a justiça é um ato de fé. A caridade é o verdadeiro sentido da vida. A caridade social nos leva a amar o bem comum. A justiça jamais estará desvinculada da caridade.

A Quaresma é tempo para descobrir a ternura que revela o rosto materno do Deus apaixonado pelo ser humano. Estimula a amar, cuidar e a aceitar os outros. A Quaresma deve estimular a Igreja em saída, aquela que vai as periferias sem medo de sujar as sandálias. Servir! Ver! Sentir compaixão e cuidar da vida é o autêntico Programa Quaresmal. 

Vídeos

De 24 a 31 de março, serão disponbilizados pequenos vídeos que apresentarão iniciativas em favor da vida dentro das famílias, o cuidado com a Casa Comum e com a Ecologia Integral.

E às vésperas da Coleta Nacional de Solidariedade, no Domingo de Ramos, que será dia 5 de abril, será divulgado um vídeo falando das ações e projetos que integram o Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB constituído com recursos arrecadados durante o CF.

O primeiro de 12 pequenos vídeos da Campanha da Fraternidade 2020 convida a responder às seguintes perguntas: qual significado mais profundo estamos dando à vida? O que podemos fazer em nossa vida e comunidade?

A CF 2020 nos convoca a realizar a revolução do cuidado e do zelo em nossa família, em nossa comunidade e com a nossa Casa Comum.

 

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver,
criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor.

Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso.

Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs,
sobretudo dos mais pobres e marginalizados.

Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno,
próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho.

Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade,
reconciliada no amor.

Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias,
que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem,
a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida
e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.

Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.

Amém!


+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.