Uma série de formações sobre Espiritualidade Agostiniana, Catecismo da Igreja Católica, Liturgia, entre outros temas, integraram a programação da primeira semana de atividades para os aspirantes e pré-noviços na Fraternidade Santo Tomás de Vilanova, em Belo Horizonte (MG).
No dia 22 de janeiro, Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, ministrou uma videoconferência com o tema Proclamar a Palavra: desafios e perspectivas para a Igreja no Brasil. Dom Vicente disse que uma crise humanitária foi escancarada pela pandemia do novo coronavírus. Nesse contexto é urgente partir das feridas, da vulnerabilidade, não apenas humana, mas também socioambiental, para entender nossa vocação e o nosso papel na sociedade, no mundo. À luz do que nos aponta o Papa Francisco é necessária uma conversão eclesiológica, ecológica e cultural.
Dom Vicente recordou, ainda, a centralidade de Jesus Cristo, que é a Palavra que se fez carne. Portanto, o paradigma para a Ação Pastoral nesse tempo. E destacou as diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil e suas proposições. Destacando também a importância da liturgia conectada com a vida e a necessidade de ir ao que é essencial.
No final, recordou o exemplo e o testemunho de Maria em sua resistência amorosa.