A história da sinodalidade na Igreja é tema da primeira de uma série de “lives” que estreia no dia 6 de outubro, às 20 horas.. O convidado dessa primeira live é o Frei Luís Antônio Pinheiro, OSA e a mediadora, Lucimara Trevisan. A série propõe reflexões sobre diferentes temas: A história da sinodalidade na Igreja; As experiências sinodais ao longo dos tempos; As iniciativas do Papa Francisco para esta caminhada junto ao povo de Deus; e As experiências sinodais dentro da Igreja.
Promovidas pelo Vicariato para a Ação Pastoral, em parceria com o Sistema Avançado de Formação, Identidade e Missão Anima PUC Minas, as lives tem como propósito discernir sobre a proposta para o Sínodo dos Bispos a ser convocado pelo Papa Francisco, em outubro de 2022, para realização em 2023, com o tema “Uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.
Até lá, um processo de escutas, análises e diálogos será realizado em inúmeras dioceses através de suas Igrejas particulares. Com essa convocação, o Papa Francisco convida a Igreja inteira a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”. Uma Igreja sinodal, segundo Papa Francisco, é aquela que “caminha junto”, aproximando leigos, religiosos, padres e bispos em uma missão contínua de difundir o Evangelho. É um caminho eclesial que caracteriza-se por um modelo circular em que os fiéis leigos, religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros e bispos se põem em diálogo no discernimento da realidade e busca de novos caminhos, à luz da palavra de Deus e seu espírito que sopra onde quer e como quer.
Serão quatro lives com transmissão às quartas-feiras, pelo Youtube Anima PucMinas, até o dia 27 de outubro. Participe!