Notícias

29
jul/20

Apresentação do Mês Agostiniano para lideranças e comunidade educativa

Imagem
Imagem

O Frei Luiz Antônio Pinheiro fez a abertura do Mês Agostiniano para lideranças da Sociedade Inteligência e Coração (SIC) e para a comunidade educativa, durante videoconferência no dia 27 de julho. Um momento para celebrar a vida e os ensinamento de Santo Agostinho, nosso patrono, e fortalecer nossa comunidade educativa nesse momento de grandes desafios que estamos vivendo.

A transmissão foi mediada pelo Johathan Félix, do Depas do Colégio Santo Agostinho de Nova Lima (MG) e teve convidados especiais,  Silvia Contaldo, professora de Filosofia da Faculdade Jesuíta - Faje e da PUC Minas; e Eduardo Brasileiro, sociólogo, educador social e assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na abertura do evento, Frei Luiz ressaltou que o amor é o centro do pensamento, da espiritualidade e da pedagogia agostiniana. "Trazemos estruturalmente no nosso ser, o amor. Ele nos leva aonde nós formos. Mas é preciso saber orientar o nosso amor. Pois um amor que se abre para as grandes causas, é como um fogo que sobe para o alto. Declaro aberto oficialmente o nosso Mês Agostiniano: tempo de entrega, de compromisso e de esperança", disse.

A professora Silvia falou sobre as perspectivas filosóficas que fundamentam a prática da educação a partir do tema o amor é meu peso. Falou sobre pensar a educação como um compromisso de  amor com determinados valores e de compromisso consigo mesmo. "O compromisso amoroso é raiz, tem que ser incorporado de dentro para fora. A raiz é a parte da plantinha que nasce no sentido oposto do caule. A gente não vê a raiz, mas é ela que está lá dando força caritativa para que a planta cresça.

Nós, como  professores, fazemos nosso trabalho com uma semeadura de longo prazo. É nesse sentido de ser raiz, de fazer o movimento de fora pra dentro, que o amor é dom... juntemos então, amor, dom e compromisso para pensar a educação", ressaltou. 

Em sua fala, Eduardo Brasileiro disse que o Mês agostiniano, a partir do tema amor, dom e compromisso, é um convite para fazermos das crises oportunidade e construirmos um processo de mudança a partir delas. Ressaltou que a crise mundial que estamos vivendo pode se tornar um momento de purificação e de redirecionamento dos nossos conceitos. "Estamos vivendo um divisor de águas da humanidade. Quem entrou solidário neste período irá sair com mais coragem e mais esperança. A solidariedade é uma dimensão transformadora". Também disse que é preciso construir a educação como um fluxo relacional. E que é preciso redescobrir as culturas que inspiram em nós as novas ações e que nos remetam ao amor, construir uma lógica de bem viver e de bem-estar social. "É preciso orientar o nosso amor para possibilitar a participação, o pensamento crítico e a liberdade no processo educativo, para uma educação que use uma pedagogia de engajamento”, disse.

 

O Mês Agostiniano

Este ano o Mês Agostiniano será unificado para toda a nossa comunidade educativa e terá como tema "Santo Agostinho, dom e compromisso de amor", e lema "O amor é meu peso! (cf. Conf. XIII, 9, 10)". A programação é voltada para fortalecer e consolidar o senso de pertencimento à comunidade educativa agostiniana; dar a conhecer a figura, vida e obra de Santo Agostinho; e aprofundar a compreensão e vivência dos valores agostinianos, em continuidade com a Campanha da Fraternidade 2020: amizade, fraternidade e amor.

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.