Fale com o animador vocacional

Notícias

04
jan/23

Agostinianos participam da 1ª Experiência Vocacional Missionária Nacional na Amazônia

Imagem
Imagem

A Igreja de Manaus acolheu de 5 a 17 de janeiro de 20231ª Experiência Vocacional Missionária Nacional “Pés a caminho”,  com a participação de 280 pessoas dos 19 regionais em que se divide a Igreja do Brasil entre seminaristas, formadores, bispos, religiosas e jovens vinculados à Juventude Missionária. Uma iniciativa que envolve diversos organismos da Igreja (Pontifícias Obras Missionárias, Pontifícia União Missionária, Juventude Missionária, Conselhos Missionários de Seminaristas, Organização dos Seminários do Brasil) e se insere dentro da dinâmica do III Ano Vocacional.

Um grupo da Fraternidade Agostiniana Santo Tomás de Vilanova, de Belo Horizonte/MG, representou a nossa Província. "Com os pés no caminho", o Frei Tailer Douglas Ferreira, OSA, e os pré-noviços Gabriel Bento, Marcos Felipy e Guilherme Lessa Marinho, nos contaram m um pouco sobre suas expectativas:

Para o Frei Tailer, poder participar dessa primeira experiência vocacional na Amazônia é a oportunidade de já sentir o coração arder e colocar os pés realmente a caminho. "Na região Amazônica há muitos desafios pastorais e é uma alegria muito grande para nós, agostinianos, podermos participar e realizar essa experiência missionária. Há alguns anos temos frades participando de missões na Amazônia, e agora nesta missão, nossos pré-noviços que terão a oportunidade de participar, estão com uma grande expectativa."

"Acreditamos, com todas as forças, que neste processo de formação para a Vida Religiosa Consagrada, o contato com estas realidades desafiadoras é muito importante, pois promove uma conversão pastoral, abre horizontes, aquece os corações e faz cada um de nós desejar ainda mais entregar a vida a serviço de Deus, da Igreja e do seu povo." (Frei Tailer)

Voltar ao seu estado de origem para uma experiência missionária é algo que toca profundamente o pré-noviço Guilherme Marinho, que foi atuante na Infância Missionária e em diversas pastorais na Arquidiocese de Manaus. "Faço parte dessa Igreja, da Arquidiocese de Manaus. Foi aqui que iniciou a minha fé cristã". Sua expectativa para essa missão é colocar-se à disposição do outro. "Para mim, missão é uma experiência de entrega. Vou de coração aberto, desde já, cheio de gratidão. Que seja um tempo de aprofundamento, crescimento e de experiências incríveis junto aos meus irmãos de comunidade e com toda a Igreja que estará presente em Manaus", disse Guilherme.

"As minhas expectativas para viver esses dias de missão no Amazonas são, sem dúvidas, pautadas em dois sentimentos: a inquietude e o 'maravilhamento', afirmou Gabriel Bento. "Esse estado concentra a vida do nosso país e do mundo. Nesse momento tão urgente de voltarmos a atenção para lá, essa oportunidade de troca e ganho de novas experiências que possibilitem minha caminhada de fé e de vida, inquieta o coração e o faz desejar maravilhar-se com as riquezas desse estado que até então conheço pelos livros e televisão."

Esta será a primeira missão do Marcos Filipy. "Minhas expectativas para vivenciar essa experiência vocacional missionária na Amazônia é sem dúvidas um misto de emoções, a apreensão, mas também o entusiasmo para conhecer uma terra tão frutuosa e com características únicas. Será o momento de experimentar toda a particularidade que a Igreja de Manaus tem a oferecer e, além do mais, o aprendizado e a troca de experiências com o povo manauara e os seminaristas de todo o país."

A Experiência Vocacional Missionária Nacional foi pensada a partir de uma organização dos conselhos missionários de seminaristas do Brasil e espera ser uma animação missionária com o novo estilo de uma pastoral que tenha como eixo central a missão para todos os futuros presbíteros da Igreja no Brasil.

A missão está em sintonia com a reflexão do IV Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, quando, foi abordada a questão da missão, a  missão ad gentes e a questão do paradigma da missão relacionando-o com o processo de formação presbiteral.

A Experiência Missionária acontecerá nas comunidades das áreas missionárias, num claro exemplo de sinodalidade  e de ministerialidade de uma Igreja com rosto laical e feminino. 

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.