Durante o XV Congresso Nacional Agostiniano, realizado pela FABRA - Federação Agostiniana Brasileira, de 24 a 28 de julho, em Indaiatuba/SP, que reuniu cerca de 195 participantes da família agostiniana do brasileira, o Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, que preside a Federação, ministrou a palestra “Agostinho, profeta no seu tempo”.
Em uma apresentação rica em significados, salientou o quanto Santo Agostinho conseguia compreender o limite humano. E destacou que Agostinho também viveu em um mundo de muitas mudanças, ao contextualizar os grandes desafios do mundo atual, tão polarizado, e com tantos melindres.
Frei Luiz ressaltou que é preciso convidar os jovens a descobrir que Deus é amor e incentivá-los a se engajarem nas comunidades e usarem as redes sociais para apresentar ações solidárias. Com essas ações, podemos resgatar a paixão por Cristo. "Precisamos redescobrir que a nossa fé tem relação com nossa vida. Ter um olhar fraterno para as pessoas que estão carentes de escuta. E, também, saber
que estamos vivendo uma mudança de paradigmas. Como essas mudanças são rápidas, quem não consegue acompanhá-las, ficará excluído," disse.
Como mudar essa situação? "Mude o homem e os tempos mudarão."(Cf. Santo Agostinho, Sermão 311,8,8). "Vamos encontrar profetas que veem à Cidade de Deus. Profetas que escutam Deus e que Deus fala pela boca deles. Sigamos a vida de Cristo e a presença de Deus em nossas vidas."
Inspiremos em nosso Mestre Agostinho que disse: “ Tarde te amei, beleza sempre antiga e sempre nova.
Tarde te amei.” (Santo Agostinho - Confissões 10, 27, 38). Que hoje, cada um de nós, Agostinianos, possa dizer: Te amo Beleza antiga e nova. Estás dentro de mim e nunca quero estar fora de Ti. Não quero fugir do Teu amor que restaura, ungi e alimenta. Quero ver a beleza de todas as Tuas criaturas, nutrir relações fraternas, simples e sinceras. Ter no coração, a BUSCA constante e, ao mesmo tempo, o ENCONTRO desse amor compassivo , tolerante ,fraterno e missionário, que a Beleza Divina plantou em mim e rega todos os dias em nosso espaço de trabalho, missão e encontro.
Santo Agostinho continue nos inspirando para sermos profetas da unidade, da verdade e da caridade.