Fale com o animador vocacional

Notícias

06
ago/21

Abertura do Mês Agostiniano 2021 – Uma conversa simples e singela, sobre o essencial

Imagem
Imagem

Falar sobre nosso patrono Santo Agostinho e nosso jeito de ser e viver em uma Escola Agostiniana em Pastoral, foi a proposta da abertura do Mês Agostiniano 2021, que marcou o início do segundo semestre letivo, de uma forma leve, dinâmica e interativa, no dia 5 de agosto. Como disse o Frei Luiz Antônio Pinheiro em sua palestra, em uma conversa simples e singela, sobre o essencial: Somos uma Escola Agostiniana em Pastoral, onde tudo está interligado. Onde há um só corpo, uma só alma e um só coração (cf. Regra de Santo Agostinho, nº 3).

O evento foi realizado em três horários, com palestra do Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, Prior Provincial e presidente da Sociedade Inteligência e Coração (SIC), para envolver todos os colaboradores no clima da Espiritualidade Agostiniana. Os três momentos contaram com a interação do Coordenador do Depas - Departamento de Evangelização Pastoral e Ações Sociais do Colégio Santo Agostinho - Unidade Nova Lima, Jontahan Félix; do Diretor Geral da SIC, Márcio Horta, e do Diretor Institucional, Clovis Oliveira. E o momento de espiritualidade, conduzido pela Erica Figueredo, do Depas do Colégio Santo Agostinho BH. 

Discorrendo sobre a Escola Agostiniana em Pastoral, o Frei Luiz explicou que é uma escola que cuida da pessoa como um todo, em todas as suas dimensões. "Um cuidado com a pessoa inteira: nada nem ninguém pode ficar de lado. Somos um só corpo, uma só alma, um só coração. Tudo está interligado". Também ressaltou que a escola confessional católica, enquanto Escola em Pastoral, forma o indivíduo como um todo, para a vida, com valores e princípios do Evangelho. "Temos como referência primordial a pessoa de Jesus Cristo que vive e pratica a justiça, a solidariedade, a mansidão, o cuidado para com a vida e com o próximo, o amor à verdade, a abertura para o transcendente... A Educação Agostiniana é, pois, uma ação evangelizadora, no sentido de despertar e fomentar em cada pessoa os valores do Evangelho de Jesus Cristo", disse. E destacou entre outros pontos importantes, os princípios norteadores da Pedagogia Agostiniana e o propósito institucional de transformar vidas por meio da educação.

Durante a transmissão houve uma importante interação com os colaboradores e valiosos depoimentos. O Frei Luiz lançou a perguntas que suscitaram reflexões. Entre elas, que aspectos da vida ou espiritualidade de Santo Agostinho inspiram você?

Para o Márcio Horta a frase de Santo Agostinho "coloca amor em tudo o que fazes e tudo terá sentido ..." o marcou de uma maneira muito importante nestes sete anos em que está na instituição, pois o permitiu entender que tudo o que é feito com amor verdadeiro é capaz de transformar.

o Jonathan Félix destacou que um dos aspectos da Regra de Santo Agostinho, o cuidado com cada pessoa, com o indivíduo, é o que mais chama sua atenção desde quando começou a se aprofundar na Espiritualidade Agostiniana.

E para o Clovis Oliveira, o valor da amizade, é algo muito significativo, desde a primeira vez em que teve contato com a Espiritualidade Agostiniana, em 1992, por meio de um livro que ganhou.  "As frases que falavam sobre a amizade eram como se tivessem sido escritas para mim. Como se fossem as mais belas que eu havia lido até então", disse.

Durante o evento também foi transmitida uma mensagem enviada pelo Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Frei Alejandro Moral Antón, OSA.

  • Confira todo o conteúdo da abertura do Mês Agostiniano 2021:

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.