"Sermos a própria presença de Cristo junto às pessoas com quem nos encontrarmos", é uma das pistas indicadas pelo nosso Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, na abertura oficial do 3º Ano Vocacional do Brasil em nossa Província, para a vivência desse tempo fecundo e tão importante.
A live foi promovida pelo nosso Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil, dia 8 de dezembro, com mediação do Promotor Vocacional, Frei Tailer Ferreira, e participação da Mayanne Porto, do Grupo Augustinus, representando a família leiga agostiniana. E abordou o tema do Ano Vocacional, “Vocação: graça e missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-34).
Frei Luiz também destacou que "viver com fidelidade a vocação a que fomos chamados é uma tarefa de cada dia" e que pequenos gestos, pequenas coisas fazem diferenças e são sinais de Deus em nossa vida. Destacou ainda que uma dimensão fundamental para a nossa vida é a oração. E que numa época onde as coisas são tão complicadas, pequenos gestos, pequena coisas, fazem toda a diferença.
Durante a transmissão, o Frei Tailer destacou o contexto histórico do Ano Vocacional no Brasil. O primeiro foi realizado em 1983 com o lema Vem e segue-me. Vinte anos depois, em 2003, foi realizado o segundo ano vocacional do Brasil com o tema Batismo, fonte de todas as vocações e o lema, Avance para águas mais profundas.
Neste contexto, dos anos vocacionais no Brasil, foram destacados momentos importantes que marcaram a vida e a caminhada vocacional de cada um.
"Eu estava num momento de busca nessa época. Descobrindo o que era a minha vocação", disse Mayanne que, em 2003 estava discernindo sobre sua busca, seu lugar, seu chamado. Para ela,
abordar a temática vocacional a fez compreender que a vocação de cada um pode ser vivenciada onde quer que se esteja.
Recordando a época do primeiro Ano Vocacional, há 40 anos, o Frei Luiz Antônio disse que havia uma participação muito viva e intensa de leigos, religiosas, religiosos, sacerdotes e seminaristas. "Foi um momento muito rico e muito denso."
Durante a transmissão, foram exibidos trechos do hino do 3º Ano Vocacional do Brasil que, de acordo com o Frei Tailer, é um convite para fazermos a experiência de Jesus de colocar os pés no caminho e deixar o coração arder. "É esse espírito que anima e orienta este 3º ano vocacional do Brasil." Também reforçou que o tema Vocação, graça e missão trabalha com estas duas dimensões que constituem a vocação. "Toda vocação é, ao mesmo tempo, graça de Deus e missão - resposta de cada um de nós ao chamado de Deus".
Sobre a dimensão agostiniana da graça, Frei Luiz explicou que "mais que um conceito, uma teoria ou uma ideia, a graça é a própria presença de Jesus Cristo no meio de nós. Viver a graça é fazer esse encontro com Jesus Cristo. Esse ardor é a presença do Ressuscitado no caminho de Emaús de hoje, de nossa vida."
Para Mayanne, a oração e a escuta são primordiais para fazer com que o coração arda cada vez mais e os pé se coloquem a caminho. "Deus fala conosco a todo tempo. Deus nos ama e nos chama. Através da oração ouvimos o que ele quer de nós."
Confira esta conversa inquieta e cheia de pistas sobre a vivência do 3º Ano Vocacional do Brasil em nossa Província:
Em nossa Província, para cada mês, propomos uma intenção especial, pela qual nos comprometeremos a rezar.
Dezembro - Pelo 3º Ano Vocacional do Brasil
Janeiro - Pela Fraternidade Santo Alípio e São Possídio, de Fortaleza/CE
Fevereiro - Pela Fraternidade Frei Marcelino Barrio, de Chapada do Norte/MG
Março - Pela Fraternidade Santa Mônica, de Belo Horizonte/MG
Abril - Pela Fraternidade Frei Luiz de León, de Bragança Paulista/SP
Maio - Pela Fraternidade Dom Pedro Casaldáliga, de São Félix do Araguaia/MT
Junho - Pela Fraternidade Santo Tomás de Vilanova, de Belo Horizonte/MG
Julho - Pela Fraternidade Santo Agostinho, de Belo Horizonte/MG
Agosto - Pelas Paróquias e Centros Educativos Agostinianos
Setembro - Pela Fraternidade Fr. Walter Ricardo Rother, do Rio de Janeiro/RJ
Outubro - Pela Fraternidade Nossa Senhora da Graças, do Rio de Janeiro/RJ
Novembro - Pelas Juventudes, Vocacionados e Leigos Agostinianos
Também em nossas redes @agostinianizar e @provinciadaconsolacao serão veiculados uma série de conteúdos digitais preparados especialmente para esse ano. Acompanhe!