A comunidade do Professório Agostiniano de Diadema (SP), iniciou suas atividades de 2020 recebendo a visita do Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, que realizou no domingo, dia 2 de fevereiro, uma reunião com a Comunidade Formativa e presidiu a celebração Eucarística da Festa da Apresentação do Senhor e do Dia da Vida Consagrada. Em sua reflexão dirigida à comunidade recordou e rendeu graças a Deus pelos 35 anos de sua profissão religiosa celebrada neste dia. Falou da importância de valorizar os acontecimentos da nossa história e destacou a vinda de Jesus Cristo e sua encarnação como um acontecimento que se deu na história para valorizar a humanidade.
Lembrando a festividade da Vida Consagrada, citou alguns elementos da homilia e da mensagem do Papa Francisco dirigida aos Religiosos e Religiosas. Destacou a figura de Simeão, homem piedoso, justo e simples, que iluminado pelo Espírito Santo, viu a salvação de Deus refletida no menino Jesus. Simeão é uma referência de alguém que, em meio à multidão que frequentava o templo, soube ver a presença da salvação prometida. Assim também devem ser os religiosos de nosso tempo, homens e mulheres com uma visão diferenciada e iluminada por Deus, para que, em meio a tantas trevas que deturpam a humanidade e a natureza, ajudem a recuperar os sinais da salvação de Deus nas pequenas e grandes coisas feitas no dia a dia. Recuperar o que há de salvação de Deus em cada pessoa, em cada irmão e irmã. Animou e convidou a todos a viver o entusiasmo para que esse ano seja iluminado em todas as dimensões da vida comunitária e do apostolado.
Lembrou ainda que neste quatriênio haverá a revisão do projeto de formação da província e será de grande importância a colaboração e as observações apresentadas pelos professos.
Destacou que a vida comum é um dom de Deus, um projeto para a realização de um propósito divino. Animou a todos a fortalecer a dimensão da Interioridade e, a partir dela, nutrir uma vida de oração e intimidade com Deus.
Concluiu sua reflexão explicando sobre a nova experiência que se inicia com a presença de dois professos, Freis José Flávio e Caio Filipe, na comunidade Santo Agostinho de Belo Horizonte, possibilitando que vivam uma maior presença e proximidade, preparando assim novos religiosos para o trabalho no apostolado da Educação. Animou que sejam promovidas atividades que mantenham a proximidade e a integração entre os professos de Diadema e os que estarão em Belo Horizonte. Diante de todos os desafios estão as oportunidades de crescimento. Que esta experiencia diferenciada seja para o crescimento e o bem de nossa Província.
*Informações: Frei Márcio Antônio Vidal de Negreiros - Mestre de Professos e Conselheiro Provincial