"Sejamos missionários da reconciliação", disse Dom Esmeraldo Barreto Farias, bispo diocesano de Araçuaí /MG, na Celebração Eucarística de abertura da 6ª Assembleia Provincial da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil, na manhã do dia 28 de fevereiro. A Missa foi concelebrada pelos freis Paulo Gabriel e Thales Ryan, da Fraternidade Frei Marcelino Barrio, de Chapada do Norte/MG, que preparou a Liturgia.
Nesta Assembleia, realizada 27 de fevereiro a 2 de março, em Belo Horizonte/MG, as reflexões são em torno do tema Missão, em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, que tem como tema “Vocação: graça e missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-34). O evento reúne os freis da nossa Província em um momento oportuno para a reflexão, a partilha de vida e a tomada de decisões importantes para o nosso dia a dia.
Em sua homilia, Dom Esmeraldo falou sobre o perdão, a reconciliação e a missão. "Sempre precisamos do perdão e da reconciliação para avançarmos em nossa missão." E destacou a importância de sermos missionários onde Deus nos mandar. "Sejamos missionários da reconciliação".
No decorrer do dia, Dom Esmeraldo abordou o tema missionariedade, em uma dinâmica em quatro etapas: um momento de partilha em grupo; uma breve apresentação sobre os desafios gerais da Igreja atualmente; um histórico sobre a concepção das missões; fundamentos da Missão e vivências pastorais.