O Núcleo Nossa Senhora da Consolação e Correia, da Fraternidade Agostiniana Leiga (FAL), refletiu sobre o tema "A oração que o Senhor nos ensinou" no encontro do dia 30 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, em Belo Horizonte/MG.
Frei Eberson Dionisio Naves, OSA, Coordenador da Comissão das Fraternidades Agostinianas Leigas (FAL), Associações e Grupos Agostinianos, da nossa Província, conduziu o encontro indicando as chaves de leitura do texto e apresentando reflexões. Ele apontou que a oração é um exercício que nos conecta a Deus. E que quanto mais conhecemos o Senhor, mais o amamos. E o amando, passamos a entender seus caminhos.
"O Pai-Nosso é uma oração para se rezar com especial atenção, relacionando cada parte com o momento em que estamos vivendo, pois a oração requer que a nossa vida esteja incluída nela", aconselhou o Frei Eberson, acrescentando que rezar é também dialogar em um diálogo que nos aproxima de Cristo, e que, para Santo Agostinho, o perdão reconstrói, nos ajuda a construir uma vida nova.
Na Carta a Proba, Santo Agostinho menciona que toda oração é resumida no Pai-Nosso, pois inclui desde a adoração a Deus até o pedido pelo pão diário e pelo perdão. Ele ainda comenta que, ao pedir que o Reino venha, pedimos para sermos dignos de viver em conformidade com a vontade de Deus.
Subsídio
O volume 8 da Coleção "Cadernos sobre a Oração" - Subsídio do Ano da Oração convocado pelo Papa Francisco, em preparação para Jubileu Ordinário de 2025, versa sobre o Pai-Nosso, em um rico texto do Padre Ugo Vanni, teólogo e exegeta italiano que faleceu em 2018. Como “síntese de todo o Evangelho”, o Pai-Nosso se condensa em Jesus, que “é o centro das Escrituras”, se desdobra na fórmula da “Oração do Senhor” e se torna a “oração da Igreja” (Catecismo da Igreja Católica, n. 2759-2772).
A FAL - Fraternidade Agostiniana Leiga é formada por leigos e leigas que, chamados a viver a dimensão comunitária da fé cristã, desejam aprofundar em si mesmos o Evangelho, sob a inspiração dos ensinamentos e espiritualidade de Santo Agostinho e da Ordem Agostiniana. Está organizada em núcleos, vinculados a uma comunidade religiosa agostiniana, que a acompanha.
Clique aqui e saiba mais sobre o Laicato Agostiniano.