Fale com o animador vocacional

Notícias

23
jun/21

A atuação pastoral de Agostinho é tema do segundo Encontro de Formação e Interioridade Agostiniana

Imagem
Imagem

O segundo encontro FIA - Formação e Interioridade Agostiniana, promovido pelo Depas - Departamento de Evangelização Pastoral e Ações Sociais do Colégio Santo Agostinho, foi realizado dia 17 de junho, com o tema "Alimentando: Agostinho, o pastor", e a participação de mais de 70 colaboradores de diversos segmentos da nossa Província. A proposta da formação é ter três encontros. O primeiro foi realizado em abril, e o terceiro, será em agosto, na programação do Mês Agostiniano.

O Frei Jeferson Felipe Cruz, OSA, da Fraternidade Marcelino Barrio, de Chapada do Norte (MG), conduziu a formação dizendo que tudo que Santo Agostinho fez foi movido pelo amor de Cristo, por Cristo e pelos irmãos e irmãs. "Essa energia, essa força que chamamos de amor é tão importante na trajetória de Santo Agostinho que ele disse: 'Coloca amor nas coisas e tudo terá sentido; retira o amor e as coisas perdem completamente o sentido'. O que qualifica o nosso fazer é o amor que temos por nós, pela vida, pela profissão, por tudo. A diferença está no tanto de amor que colocamos nas coisas. Com isso em mente, reconhecendo essa importância, vamos tentar nos aproximar da atuação pastoral de Agostinho, dando uma especial atenção aos cuidados pelos vulneráveis. Hoje estamos aqui porque Agostinho tem uma palavra e pode nos ajudar a superar este momento que estamos vivendo. Antes de ser cristão e católico, ele é um homem, plenamente humano. O que ele diz faz sentido para todos e em todos os tempos. Mas a pergunta que fica é: estamos dispostos e abertos para acolher o que ele tem a nos ensinar?", disse Frei Felipe, instigando os participantes. 

Qual é o legado da pastoral de Agostinho para nós hoje?

Após explicitar a história de Santo Agostinho, desde a adolescência até tornar-se bispo, Frei Felipe escolheu quatro aspectos que demonstram o legado de nosso patrono: conjugação da ação e da contemplação; amor que se faz serviço; atenção especial aos mais vulneráveis; e dedicação às grandes causas comuns.

Com suas palavras profundas e repletas de esperança, Frei Felipe nos fez refletir sobre como Santo Agostinho, por meio de suas experiências, nos ensina a sermos cada dia melhores. Aprender sobre o nosso patrono nos dá força e nos inspira a continuarmos a transformar vidas por meio da educação.​ 

- Confira no vídeo:

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.