"Com memória agradecida, olhamos para o passado; com paixão, queremos ser a profecia de novos tempos no futuro que se abre com esperança." (Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA)
A Unidade Belo Horizonte, inaugurou no dia 31 de julho, o Memorial Agostiniano, um espaço que celebra os 90 anos do Colégio Santo Agostinho. Este memorial é uma homenagem à rica história, tradição e legado do Colégio, destacando sua credibilidade e confiança conquistadas ao longo de quase um século.
Nosso passado construiu nossa tradição e o nosso legado
Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes freis do Conselho Provincial e representes institucionais dos centros educativos, além de lideranças de todas as unidades do Colégio, da Escola Profissionalizante Santo Agostinho e da Sede da Rede Lius.
Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA, Prior Provincial e responsável pela Rede Lius Agostinianos, citando Eduardo Galeano, destacou que "A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será."
Ele reforçou: "apreciamos o nosso passado, que é a tradição de todo o legado. Com memória agradecida, olhamos para o passado; com paixão, queremos ser a profecia de novos tempos no futuro que se abre com esperança. Neste momento, inaugurando esse memorial, vamos louvar e agradecer a Deus por todas as maravilhas que Ele tem feito em nossas vidas".
O diretor institucional, Clovis Oliveira, enfatizou a profundidade histórica da instituição:
"Não temos a pretensão de contar toda a história porque não é só a história de 90 anos. Essa história está dentro de outra que começa em 354 com o nascimento de Agostinho. Não são só 90, 95 ou 100 anos, mas são 1670 anos de história. E, certamente, ela é também de todos os que atuam em outros lugares da instituição. Que alegria ter aqui lideranças que levarão esta história adiante."