Com reflexões em torno do tema missão, a 6ª Assembleia Provincial, realizada de 27 de fevereiro a 2 de março, em Belo Horizonte/MG, reuniu os freis da nossa Província que atuam no Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, em um encontro fraterno e oportuno para a reflexão, a partilha de vida e a tomada de decisões.
O tema escolhido está em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, que tem como tema “Vocação: graça e missão” e lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-34).
ABERTURA
Dom Esmeraldo Barreto Farias, bispo diocesano de Araçuaí /MG, celebrou a Missa de abertura. Em sua homilia, destacou o perdão, a reconciliação e a missão. "Sempre precisamos do perdão e da reconciliação para avançarmos em nossa missão." E falou sobre a importância de sermos missionários onde Deus nos mandar. "Sejamos missionários da reconciliação". Ao longo do dia, abordou o tema missionariedade, em uma dinâmica em quatro etapas: um momento de partilha em grupo; uma breve apresentação sobre os desafios gerais da Igreja atualmente; um histórico sobre a concepção das missões; fundamentos da Missão e vivências pastorais. Leia mais aqui.
ESPIRITUALIDADE
Missas, orações, momentos de fé e espiritualidade, organizados pelas fraternidades, permearam os trabalhos da Assembleia. Encerrando os trabalhos da terça-feira, dia 28, os freis rezaram em uma caminhada iluminada pelo Círio Pascal - luz primeira que nos ilumina e caminha conosco. Em cada parada uma vela foi acesa em memória de pessoas que caminharam e fizeram história na nossa Província. Assim, nos lembramos dos queridos freis Agenor Chiarinelli e Walter Rother que partiram há pouco tempo, nos deixando muitas histórias e exemplos de vida e missão. Da Dona Sebastiana, que foi Catequista na Paróquia Cristo Redentor e que, apesar das inúmeras dificuldades estava sempre sorridente; dos 40 anos de presença agostiniana na comunidade da Vila Aparecida, em Bragança Paulista; e dos 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, do Rio de Janeiro, que será celebrado em julho. Pedimos por todos aqueles que faleceram, que passaram pela vida deixando sementes; nos lembramos dos pioneiros agostinianos, do frei Luciano, que nos marcou com sua profecia, testemunho e serviço aos pobres. O Frei Vicente agradeceu aos confrades que foram e que são como luzes que brilham em sua missão, sua saúde e sua vida. No canto da Ladainha, muitos nomes foram citados, homenageando tantas pessoas especiais que encontramos no caminho.
PLENÁRIAS, GRUPOS DE TRABALHO E VOTAÇÕES
Diversos temas relacionados ao dia a dia da Província, foram analisados e votados. Os freis também elaboraram os Sete Princípios Iluminadores para a Missão da Província e foi lançado o Plano de Pastoral Juvenil Agostiniana para 2023-2025.
MOMENTOS DE ENCONTRO E CONVIVÊNCIA
Encerramos a Assembleia com uma confraternização alegre, descontraída, com apresentação do humorista Thiago Comédia, do músico Renato Sfera, e uma homenagem pelo aniversário de 80 anos do Frei José Rodríguez (Zezinho).