Notícias

29
abr/20

57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações – 3 de maio  

Imagem
Imagem
http://bh.santoagostinho.com.br

No próximo dia 3 de maio, 4º Domingo da Páscoa, vamos celebrar o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com o tema: As palavras da vocação. Às 17h, o Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil da Província Nossa Senhora da Consolação do Brasil, fará uma transmissão ao vivo pelo Instagram @agostinianizar. Um momento especial de comunhão e oração, em sintonia com a mensagem do Papa para este dia. 

Em sua mensagem, o Papa Francisco se inspirou na passagem do evangelho de São Mateus (Mt 14, 22-33) – que apresenta a experiência singular de Jesus e Pedro durante uma noite de tempestade no lago de Tiberíades. E escolheu quatro palavras-chave: tribulação, gratidão, coragem e louvor, para agradecer aos sacerdotes pelo apoio ao seu ministério.


Gratidão
Mas, na aventura desta travessia, o Evangelho diz que não estamos sós. O Senhor caminha sobre as águas e convida Pedro a vir ao encontro Dele. Assim, destaca o Papa, a primeira palavra da vocação é gratidão.

“A realização de nós mesmos e dos nossos projetos de vida não é o resultado matemático do que decidimos dentro do nosso «eu» isolado; pelo contrário, trata-se, antes de mais nada, da resposta a uma chamada que nos chega do Alto. É o Senhor que nos indica a margem para onde ir.”

Mais do que uma escolha nossa, recorda Francisco, a vocação é resposta a uma chamada gratuita do Senhor; por isso será possível descobri-la e abraçá-la quando o coração se abrir à gratidão e souber individuar a passagem de Deus pela nossa vida.

Coragem
É a palavra que Jesus diz aos discípulos quando, incrédulos e assustados, O veem caminhar sobre as águas. A mesma incredulidade quando estamos para abraçar um estado de vida, que seja o matrimônio, o sacerdócio ordenado ou a vida consagrada.

Esta é a minha vocação? Estou no caminho certo? O Senhor pede isto a mim? Considerações, justificações e cálculos fazem perder o ímpeto e paralisam na margem de embarque.

“O Senhor sabe que uma opção fundamental de vida exige coragem. Ele conhece os interrogativos, as dúvidas e as dificuldades que agitam o barco do nosso coração e, por isso, nos tranquiliza: «Não tenhas medo! Eu estou contigo».”

Tribulação
Toda a vocação requer empenho e aqui entram em jogo as tribulações, que o Papa prefere chamar “fadigas”. Se nos deixarmos levar pelas responsabilidades que nos esperam ou pelas adversidades que surgirão, logo desviaremos o olhar de Jesus e, como Pedro, arriscamos naufragar.

Pelo contrário, exorta Francisco, a fé permite caminhar ao encontro do Senhor Ressuscitado e vencer as próprias tempestades. “Pois Ele estende-nos a mão, quando, por cansaço ou medo, corremos o risco de afundar e dá-nos o ardor necessário para viver a nossa vocação com alegria e entusiasmo.”

Louvor
Por fim, o louvor. Quando Jesus sobe para o barco, cessa o vento e aplacam-se as ondas. “É uma bela imagem daquilo que o Senhor realiza na nossa vida e nos tumultos da história, especialmente quando estamos em meio à tempestade.”

O Papa reconhece a fadiga, a solidão, o risco da monotonia que pouco a pouco apaga o fogo ardente da vocação e cita novamente as palavras de Cristo: “Coragem, não tenhais medo! Jesus está ao nosso lado (…) E então a nossa vida, mesmo no meio das ondas, abre-se ao louvor”.

O Papa, então, conclui:

“Caríssimos, especialmente neste Dia de Oração pelas Vocações, mas também na ação pastoral ordinária das nossas comunidades, desejo que a Igreja percorra este caminho ao serviço das vocações, para que cada um possa descobrir com gratidão a chamada que Deus lhe dirige, encontrar a coragem de dizer «sim», vencer a fadiga com a fé em Cristo e finalmente, como um cântico de louvor, oferecer a própria vida por Deus, pelos irmãos e pelo mundo inteiro.”

Fonte: Vatican News

- Leia a mensagem do Papa, na íntegra, clique aqui.

 live.png

Subsídio

No Brasil, o Setor Juventudes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) elaborou um roteiro de Leitura Orante, a partir da mensagem do Papa para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Este momento orante pode ser feito na comunidade religiosa, paroquial, grupos, famílias, por quem deseja rezar pelas vocações.

A irmã Clotilde Prates de Azevedo, assessora do Setor Juventudes da CRB, explica que no roteiro existem algumas propostas de vídeos, com motivações e músicas vocacionais. “Continuemos a pedir ao Senhor da messe que continue enviando operários e operárias para sua messe”, exortou.

Acesse aqui o roteiro

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.