Uma grande festa no dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, reuniu a comunidade escolar e homenageou os 30 anos de história da nossa obra social Colégio AIACOM - Armazém de Ideias e Ações Comunitárias, que oferece ensino gratuito e de qualidade, no Rio de Janeiro/RJ.
Durante o ano de 2022, foram diversas oportunidade de reverenciar a história e o legado do Aiacom. Dentre as celebrações, comemoramos a publicação do livro "AIACOM: 30 anos de saberes, experiências e (re)existências", que em narrativas sensíveis e profundas retrata a escola nestas três décadas. E, no mês de novembro, um dia toso de atrações artísticas e culturais para comemorar as três décadas da escola e o Dia Nacional da Consciência Negra, enfatizando nosso orgulho em ser palco e voz das heranças e tradições que constituem a cultura afro-brasileira e seu legado de luta e resistência.
Um dia de festa com manifestações artísticas, gastronomia típica e muita alegria, com homenagem dos alunos do Projeto Social a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga, tido como uma das maiores referências de resistência e luta contra a escravização no Brasil. As turmas do 2º ano da manhã reverenciaram a história e tradição das quebradeiras de coco do Maranhão, celebrando a arte e a vida dessas mulheres que, juntas, desenvolvem técnicas de manejo da terra e uma organização própria de subsistência sustentável.
As crianças da Educação Infantil deram vida ao desfile “AFRICANIDADES - Saberes, culturas e resistências”, perpassando pelas estações: Heranças e Tradições, Ritmos e Musicalidade; Vozes da Literatura e os Lugares de Resistência na Contemporaneidade.
Foram muitos espetáculos transitando pelas muitas heranças e narrativas espalhadas Brasil afora que cativam o mundo com suas muitas tradições, cuja diversidade enriquece nossa existência e fortalece as conquistas do povo negro, em prol de um mundo mais justo e liberto do racismo estrutural.
Viva o AIACOM! Viva a África que habita em todos nós! Viva o amor que nos une e nos consagra como uma escola verdadeiramente agostiniana.
Informações: Cleidy Nicodemos – Diretora geral do AIACOM