Junto às comunidades de Chapada do Norte, a Paróquia Santa Cruz e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário celebraram a 202ª Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, entre os dias 4 e 14 de Outubro.
A Missa de abertura foi presidida por Dom Geraldo Maia, bispo Diocesano de Araçuaí, com a participação dos freis Renato de Freitas, OSA; Thales Ryan de Carvalho, OSA; e Paulo Henrique Cintra, OSA; dos Reis 2024 - Elton e Sirlene, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, e a comunidade local.
Nos dias da Novena contou com a participação de vários religiosos de nossa Província. Dentre eles, o nosso Prior Provincial, Frei Luiz Antônio Pinheiro, Frei Dionísio do Carmo e o Frei Jeferson Felipe Cruz.
A festa foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Minas Gerais, pelo IEPHA-MG - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, em maio de 2013, e é sinônimo da tradição, da cultura e da história secular do Vale do Jequitinhonha. É, também, símbolo de resistência de um povo que se orgulha em preservar, ao longo dos séculos, a cultura, a fé, a culinária e a identidade. As comunidades participam de tudo, desde os preparativos, em momentos muito especiais de fé, alegria e comunhão.
Fazem parte da programação a novena de Nossa Senhora do Rosário, a buscada da Santa no Córrego do Rosário, o Mastro a Cavalo, o Reinado, a distribuição de doces, a bênção com o Santíssimo Sacramento, a procissão e a Coroação de Nossa Senhora, a Subida do Reinado, a buscada do cofre, os tambores e a Missa de Posse do Rei e da Rainha.
Imagens: @soares.viih1