O nascimento de Santo Agostinho foi celebrado com uma série de eventos realizados de 11 a 13 de novembro, em Pavia - cidade italiana onde há 1300 anos, estão sepultados os restos mortais de Agostinho. Participaram da programação o Prior Geral da Ordem da Ordem de Santo Agostinho, Frei Alejandro Moral, OSA, membros do Conselho Geral da Ordem; o Abade Geral dos Cônegos Regulares Lateranenses, Dom Franco Bergamin; o Prior Geral dos Agostinianos Descalços, Frei Nei Márcio Simon, OAD, e o Vigário Geral dos Agostinianos Recoletos, Frei Miguel Ángel Hernández, OAR.
Priores da Europa também estiveram em Pavia para as celebrações. Da Holanda, Frei Pierre Stikkelbroeck; da Bélgica, Frei Martin Davakan; da Polônia, Frei Beniamin Kuczala; e de Malta, Frei Leslie Gatt; bem como o Vigário Provincial de San Juan de Sahagún, Frei Tomás Marcos, e Frei John O'Sullivan, da Irlanda.
As vésperas cantadas e a Missa, de sábado, dia 11, foram presididas por Dom Franco que, de acordo com o Frei Alejandro “compartilhou uma bela homilia com todos os presentes”. No fim da tarde, na Basílica San Pietro in Ciel d'Oro, houve o recital “Os Passos de Deus”, no qual o coral da cidade executou textos e orações de Santo Agostinho. “Foi um evento muito bonito e agradável. Tivemos a sorte de desfrutar deste concerto, preparado há muitos meses, em que as peças musicais serviram de comentário aos textos do Pai Nosso que as inspiraram e que foram anteriormente recitados”, afirmou o Frei Alejandro.
No domingo, o Frei Alejandro presidiu a Missa solene com a participação da comunidade e dos religiosos presentes. Entre os eventos comemorativos do aniversário de nascimentos de Santo Agostinho, esteve em destaque o Congresso Internacional Santo Agostinho de Hipona, em Pavia, por treze séculos: relíquias, herança cultural e espiritual e assuntos atuais, realizado na Basílica de São Pedro em Ciel d'Oro, na Universidade degli Studi de Pavia, na Universidade Católica do Sagrado Coração, em Milão, e na Basílica de Santo Ambrósio. Estudiosos de diferentes centros acadêmicos de toda a Itália contribuíram com diferentes disciplinas e abordagens.
A comunidade de Pavia ofereceu aos visitantes uma visita guiada aos principais monumentos da cidade, e uma primorosa exposição audiovisual sobre Santo Agostinho.