Fale com o animador vocacional

Notícias

20
jun/23

Doação de computadores e carteiras para aldeias indígenas Pataxó

Imagem
Imagem

Durante as visitas solidárias às comunidades indígenas do entorno de Belo Horizonte/MG, realizadas pela professora Inez Grigolo Silva (Colégio Santo Agostinho - Contagem), e pelo Frei Eustáquio Alves Goveia, OSA, estão sendo entregues computadores (desktops) doados pela nossa Província, por meio da SIC - Sociedade Inteligência e Coração, que serão utilizados nas escolas indígenas. São máquinas em boas condições de uso, que foram substituídas por notebooks na nossa Instituição.

Esta é uma iniciativa que, além de proporcionar a inclusão digital, está em sintonia com o nosso propósito de transformar vidas por meio da educação, e com a nossa missão de promover a vida, por meio da educação, da fraternidade e da justiça social.

O pedido de doação de computadores e também de carteiras para mobiliar as salas de aula, apresentado pelas lideranças das aldeias, foi acolhido com alegria. Já foram disponibilizados nove equipamentos para atender escolas de cinco etnias Pataxó: Xukuru-kariri e Kamakã, de Brumadinho/MG; Pataxó Hã, hã, Hãe, na Aldeia Katurama, e Pataxó, na Aldeia Sucupira, em São Joaquim de Bicas/MG; e a Comunidade Indígena Aranã Caboclo, de Araçuaí e Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, no Norte de Minas.

Também foi possível levar parte das doações de alimentos, arrecadados na Festa Junina do Colégio Santo Agostinho - Contagem, além de roupas e brinquedos.

Sobre as entregas:

No dia 24 de maio, foram visitadas as aldeias Xukuru-Kariri e Kamakã, em Brumadinho.

A entrega das doações nas aldeias Sucupira e Katurama, foi realizada no dia 16 de junho.

Os computadores enviados para as aldeias do Norte de Minas, estão com entrega prevista para o dia 26 de junho.

Durante as visitas também estão sendo avaliadas a possibilidade de investimento em benfeitorias, como a construção de um Centro Comunitário e de um espaço para rituais.

Estes grupos da etnia Pataxó que estão se estruturando na nossa região metropolitana, vieram da Bahia. Símbolo de resistência, eles formam pequenas comunidades e, como guardiões se apropriam de suas histórias, de sua identidade e de seus símbolos. As crianças são alfabetizadas em português, na escola pública, e em Pataxó, na escola da aldeia.

Todo o nosso apoio e nossa reverência aos nossos irmãos indígenas!

Iamisu mãtxo = Deus abençoe!

+ Mapa do Site

Política de Privacidade
Cúria Provincial Agostiniana Rua Mato Grosso, 936, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG, 30190-085 +55 (31) 2125-6879 comunicacao@agostinianos.org.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Província. Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter.