O Setor Juventudes, um dos setores específicos do Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil, tem como objetivo identificar, articular e promover as diversas juventudes da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil.
A Equipe de Animação Juvenil, responsável por dinamizar este setor, é formada pelo Promotor Vocacional (Frei Caio Filipe de Lima Pereira, OSA), pelo Coordenador Executivo (Alexandre Oliveira) e por representantes dos Centros Educativos, Paróquia e Casas de Formação. Esta equipe irá propor, desenvolver e articular projetos (já existentes e novos) que visem a animação juvenil nos diferentes espaços agostinianos da Província.
Ser jovem agostiniano é ser um cristão que anuncia, amadurece e celebra sua fé, a partir de um profundo sentido de amizade, de corresponsabilidade e de vinculação com a Igreja. Desse modo, a primeira e fundamental referência não é Santo Agostinho ou seu pensamento, e sim o seguimento a Jesus Cristo que se traduz na interpretação da vida como conversão permanente.
A proposta essencial do jovem agostiniano é o seguimento a Jesus, alicerçado na amizade vivida em comunidade, conforme o modelo daqueles primeiros cristãos que tinham um só coração e uma só alma direcionados para Deus (Cf. At 4,32-55). A amizade, com todo o seu conteúdo humano e sua abertura a Deus (Cf. Carta 73,10; Confissões 4,4,9), não é algo banal, e sim um elemento importante da comunidade agostiniana.
A Pastoral nos remete ao Bom Pastor, Aquele que dá a vida por suas ovelhas (Cf. Jo 10,11) e que envia a Igreja ao mundo para dar continuidade à sua obra. (Documento 85, n.2). A Pastoral tem o objetivo de comunicar a experiência de Deus e de introduzir os outros nesta mesma esfera de ação de Deus.Deste modo, junto aos jovens, a Igreja quer ser um meio através do qual eles se percebam como filhos amados de Deus e irmãos de todos, capazes de entender e acolher com alegria a Boa-Nova que transforma a partir de dentro de cada um e ao seu redor. (Documento 85, n.2)
Segundo a Exortação Apostólica Christus Vivit, a juventude não é algo que se possa analisar de forma abstrata. Na realidade, “a juventude” não existe; o que há são jovens com as suas vidas concretas (n.71). Para o Documento 85 da CNBB, considerar o jovem como lugar teológico é acolher a voz de Deus que fala por ele, ou seja, Deus nos fala pelo jovem (n.81). Os jovens contribuem no rejuvenescimento do Espírito da Igreja através do seu frescor e da sua fé, refletindo “o grande Vivente, o Cristo eternamente jovem” (Documento Final: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional, n.60).
Destarte, a Igreja é chamada a apoiar todos os jovens nas suas provações e promover medidas pastorais adequadas. A Pastoral Juvenil é a ação organizada da Igreja em vista da evangelização das juventudes. Ao ter como centralidade Jesus Cristo, o Bom Pastor, a Igreja é chamada a exercer, de maneira concreta e sistemática, o pastoreio entre os jovens e com eles (Estudos da CNBB – 103).
Todavia, apresentar uma Pastoral Agostiniana específica nunca pode significar uma atitude de isolamento. A partir do Carisma Agostiniano, não é possível propor uma ação pastoral de forma autônoma, alheia às realidades e contextos que está inserida. A espiritualidade agostiniana pode e deve vir a acrescentar, no campo da pastoral, um jeito próprio, válido para o tempo atual e que pode enriquecer toda a comunidade eclesial (Pastoral Agostiniana da Juventude, n.1).
Entendemos por espiritualidade agostiniana a forma específica com que Santo Agostinho vivenciou sua vocação cristã, a interpretação que fez do Evangelho, que valor evangélico pôs no centro da sua vida sem, contudo, ter esquecido os outros, como se embrenhou pelas veredas do conhecimento de Deus. Portanto, a espiritualidade é uma mensagem, uma experiência. A pastoral diz respeito ao como e ao quando apresentar essa mensagem para que seja compreendida e acolhida por seus destinatários. (Pastoral Agostiniana da Juventude, n.18).
O Secretariado de Animação Vocacional e Juvenil (SAVJ), criado em 2019 e sob o patrocínio do Beato Fr. Manuel Formigo Giráldez, OSA, pioneiro dos Agostinianos do Escorial no Brasil e mártir na Guerra Civil Espanhola, é um Serviço às Vocações e Juventudes da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil. Fruto de uma longa caminhada e da somatória de numerosos esforços de frades, leigos e leigas ao longo de décadas, o SAVJ é constituído por dois setores, a saber: Vocações e Juventudes. Cada setor, coordenado por uma equipe própria – Equipe de Animação Vocacional (EAV) e Equipe de Animação Juvenil (EAJ) – em diálogo com as comunidades religiosas, os centros educativos e as paróquias agostinianas, propõe, desenvolve e articula projetos que visam à animação vocacional e juvenil nos referidos espaços.
A Equipe de Animação Juvenil da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil, constituída por um representante de cada centro educativo, paróquia e casa de formação, é responsável por coordenar a ação evangelizadora com e dos jovens dos referidos espaços, desenvolvendo, articulando e garantindo projetos de pastoral juvenil agostiniana.
A Jornada Agostiniana da Juventude (JAJ) surgiu em 2015 com o objetivo de evangelizar apresentando a pessoa e proposta de Jesus Cristo, a partir do testemunho de Santo Agostinho. A JAJ oferece momentos de integração, espiritualidade, formação e missão, possibilitando assim a construção da identidade juvenil agostiniana.
A 1ª JAJ aconteceu em Belo Horizonte – MG, de 25 a 27 de setembro de 2015. Contou com a participação de aproximadamente 80 jovens.
A 1ª JAJ aconteceu em Belo Horizonte – MG, de 25 a 27 de setembro de 2015. Contou com a participação de aproximadamente 80 jovens.
A 3ª JAJ aconteceu em Belo Horizonte – MG, de 22 a 24 de setembro de 2017. Contou com a participação de 110 jovens e teve uma experiência missionária na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, da Paróquia Cristo Redentor, na Vila CEMIG.
A 4ª JAJ aconteceu no Colégio Santo Agostinho, em Contagem – MG, de 28 a 30 de setembro de 2018. Contou com a participação de 220 jovens, além dos voluntários que auxiliaram ao longo da jornada. Desta vez a experiência missionária foi no Parque Fernão Dias.
A 5ª JAJ aconteceu no Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte – MG, de 27 a 29 de setembro de 2029. Contou com a participação de mais de 250 jovens vindos de diferentes regiões do Brasil. Foram 13 espaços de missão urbana em diferentes ambientes da cidade de Belo Horizonte.
A 6ª JAJ aconteceu no Colégio Santo Agostinho, em Nova Lima-MG, de 16 a 19 de junho de 2022. Contou com a participação de cerca de 80 jovens. Devido aos protocolos de segurança contra a COVID-19, nesta edição não foi possível a realização da experiência missionária externa.
Cerca de 200 jovens de diferentes regiões do Brasil participaram da 7ª JAJ, realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 30 de maio e 2 de junho. O evento proporcionou aos participantes refletir e despertar para o valor e a beleza da amizade, promovendo e fortalecendo os vínculos interpessoais, compartilhando a vida em unidade de corações, através da Espiritualidade Agostiniana. As paróquias Nossa Senhora da Consolação e Correia (Bairro Engenho Novo), e Nossa Senhora das Graças (Bairro Marechal Hermes), e pela escola Social Colégio AIACOM, foram anfitriãs da JAJ 2024.
A Páscoa Juvenil Agostiniana (PJA) é uma proposta da Área de Pastoral Juvenil e Vocacional da Organização dos Agostinianos da América Latina e Caribe (OALA). Em nossa Província, a cada ano, a PJA busca aprofundar o Mistério Pascal de Cristo e sua atualidade a partir de um itinerário litúrgico-catequético pessoal e comunitário.
O Mutirão da Esperança surgiu em 2020, no contexto da Pandemia da Covid-19, como uma iniciativa que visa potencializar e articular ações de voluntariado protagonizadas pelos jovens das casas de formação, centros educativos e paróquias agostinianas.
Simbolicamente tem início no Dia Mundial dos Pobres, no terceiro domingo de novembro e se estende até 05 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado. São inúmeras as ações sociais e de voluntariado promovidas pelos jovens nesse período, sempre à luz da Mensagem do Papa Francisco para aquele ano
2020: “Estende a tua mão ao pobre” (Eclo 7, 32)
2021: “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7)
2022: Jesus Cristo fez-Se pobre por vós (cf. 2 Cor 8, 9)
2023: “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” (Tb 4, 7)
O Christo Connect nasceu em 2019, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Rio de Janeiro e atualmente acontece, uma vez ao ano, em todas as nossas paróquias. Possui três grandes objetivos: conhecer de perto as realidades juvenis das nossas paróquias, promover a formação das lideranças e divulgar o carisma e a espiritualidade agostiniana entre os jovens. O evento possui dois momentos: o encontro com as lideranças juvenis e o encontro com os jovens em geral.
2019 – Jovem: ON ou OFF?
2022 – Amizade
2023 – “Levantemo-nos novamente com Cristo!” (Santo Agostinho, Sermão aos catecúmenos sobre o Credo 3,6)
O Dia Agostiniano das Juventudes (DAJ’s) surgiu em 2020 como uma tentativa de integrar e fortalecer a comunicação, o contato e a conexão entre os jovens dos espaços agostinianos durante a pandemia da COVID-19 e seu grande objetivo foi celebrar a vida das nossas Juventudes através da reflexão e da partilha sobre a essencialidade, a beleza e a alegria de sermos Agostinianos.
2020: Tema: A alegria de ser Juventude Agostiniana | Lema: “Cristo vive…e te quer vivo!” (Christus vivit 1)
O encontro contou com oficinas temáticas, sarau artístico-cultural e a celebração da Santa Missa, tudo realizado de forma remota e respeitando as normativas sanitárias vigentes no período.
O Fórum Agostiniano das Juventudes foi realizado pela primeira vez em 2021 como uma resposta pastoral aos desafios impostos pela pandemia da COVID-19 à ação evangelizadora dos e com os jovens.
O projeto teve como objetivo geral “CONECTAR as juventudes da Província Agostiniana Nossa Senhora da Consolação do Brasil através de espaços de co-criação de itinerários agostinianos de evangelização atentos aos sinais dos tempos.” E como objetivos específicos:
2021: Fórum Agostiniano das Juventudes: Conexão, Diálogo e Evangelização! Aqui é seu lugar!
O Projeto Anima nasceu em 2021 a partir da necessidade de se conhecer melhor os animadores juvenis da nossa Província e animá-los em sua missão. Seu principal objetivo é acompanhar os animadores juvenis tendo em vista a sua formação integral. Objetivos específicos:
O Projeto Anima tem oportunizado encontros pessoais e grupais; assessoria externa e encaminhamentos pastorais personalizados.
O Encontro de Planejamento da Equipe de Animação Juvenil acontece uma vez ao ano, geralmente em novembro, e reúne os representantes juvenis das casas de formação, centros educativos e paróquias agostinianas. O objetivo do encontro é avaliar as atividades pastorais desenvolvidas naquele ano, definir as prioridades pastorais para o ano vindouro e programar as atividades comuns a todos os espaços.
2019 – 01 e 02 de novembro, em Belo Horizonte
2020 – 23 e 25 de novembro (Remoto)
2021 – 24 de novembro (Remoto)
2022 – 25 a 27 de novembro, em Belo Horizonte
2023 – 17 a 19 de novembro, no Rio de Janeiro
Estamos unidos por uma paixão: descobrir a Vontade de Deus em nossas vidas e direcioná-la com propósito, à luz de sua Verdade e Seu Amor. RVLA é um espaço de comunhão e encontro com Cristo para todos os jovens agostinianos da América Latina, que procuram conhecê-lo e estão determinados a responder ao seu chamado. RVLA manifesta as diferentes respostas que seu Amor provoca em nós, quando inflama nossos corações.
Essa é a Rede Vocacional Latino-Americana Agostiniana – RVLA.
O Encontro Latino-americano de Jovens Agostinianos nasceu da necessidade de ter um espaço que congregasse jovens e frades de diferentes países, a fim de se sentirem parte de algo maior, reconhecendo-se como agostinianos e empreendendo uma missão comum das diversas comunidades juvenis.
Nessa busca de sentido e identidade, em janeiro de 2011, com a presença do Prior Geral Robert Prevost, mais de 700 jovens participaram do primeiro ELJA em Lima, Peru, que teve como lema: “Sou Cristão, de Raça Agostiniana”.
A partir deste encontro, iniciou-se formalmente um caminho comum, com alguns espaços e iniciativas de conexão entre os jovens agostinianos. Em 2015, a Argentina foi o país anfitrião, reunindo em Buenos Aires cerca de 430 jovens. Desejosos de sair ao encontro do irmão, o 2º ELJA teve o lema: “Te escolhi para mais”.
O 3º ELJA está previsto para 2025, no Brasil.
Na semana que antecede a JMJ, Jornada Mundial da Juventude, acontece o Encontro de Jovens Agostinianos (EJA), Neste encontro, o carisma agostiniano é vivido e compartilhado entre as juventudes dos diferentes colégios, paróquias e ministérios agostinianos espalhados ao redor do mundo, proporcionando uma maior aproximação entre as circunscrições, desenvolvendo a amizade e a fraternidade. Após o EJA, os peregrinos agostinianos têm a oportunidade de participar da JMJ, celebrando com outras pessoas a fé em Cristo.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
Acontece todos os anos em nível diocesano. A cada dois, três ou quatro anos ocorre um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja. Desde a primeira edição, realizada em Roma, em 1986, a JMJ tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao Matrimônio, à Vida Consagrada, ao Ministério Ordenado e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.