Ó Mãe da Consolação, cheios de confiança na vossa intercessão maternal, vimos implorar vosso auxílio! Tendes em vossas mãos a fonte de todas as graças, que brotam do Coração Misericordioso de Jesus: não nos desampareis em nossas necessidades, vinde consolar-nos em nossas aflições. Vós sois nossa Mãe! Volvei para nós o vosso olhar misericordioso e alcançai-nos as graças que fervorosamente vos imploramos (fazer o pedido). Amém.
Nossa Senhora da Consolação, consolai-nos!
Sub tuum praesidium Mater Consolations
À vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus, a quem vos invocamos como Nossa Senhora da Consolação e Correia. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas protegei-nos e livrai-nos sempre de todos os perigos. Virgem gloriosa e bendita, Mãe da Divina Graça e do Bom Conselho, Nossa Senhora do Socorro. Pois nunca se ouviu dizer que uma filha ou um filho vosso tenham a Vós recorrido, sem obter de Vós o socorro e o amparo. Mostrai-nos Jesus, vosso Filho, Consolador dos aflitos, Príncipe da paz e Conselheiro admirável, Graça benfazeja, bom Pastor e Profeta da esperança. A Vós consagramos nossa Província, com todas suas obras e atividades. Ajudai-nos a seguir vosso Filho, Caminho, Verdade e Vida. Animai-nos a ser sempre Servidores do Evangelho e do Reino de Deus. Fazei-nos jamais esquecer dos pobres, enfermos e abandonados. Dai-nos cuidar com carinho da Casa comum e sempre defender a vida. Favorecei-nos com vossa intercessão em todas as nossas necessidades, de maneira especial as vocações agostinianas. Intercedei por nós hoje e sempre e, na hora de nossa morte, acompanhai-nos na Boa Viagem, à feliz Glória do céu.
Nossa Senhora da Consolação e Correia! Rogai por nós.
Maria, Mãe do Bom Conselho, prostrado diante de Vós, peço que me acolhais no número de vossos filhos e seja assistido hoje e sempre com a graça do vosso bom conselho, a fim de que eu não pense e não faça voluntariamente coisa alguma que desagrade a Deus e a vós, minha Mãe. Sede para mim, com vossos maternais conselhos, guia nas minhas dúvidas, conforto nas tentações, salvação nos perigos, proteção e defesa nos momentos difíceis e ajuda em todas as necessidades. Amém.
Nossa Senhora do Bom Conselho, rogai por nós!
Deus, nosso Criador, que nos amas, ajuda-nos a experimentar o teu amor em comunidade, e dar testemunho a todos do teu amor. Jesus, Senhor e Irmão nosso, que viveste entre os pobres, ajuda-nos a estar atentos à realidade em que vivemos, a enculturar-nos e a optar pelos mais necessitados e excluídos. Espírito Consolador, anima nossas comunidades, e ajuda-nos no processo de diálogo, reconciliação e comunhão para poder responder com fidelidade ao que nos pede a Igreja de nosso tempo; uma nova Evangelização desde tua Palavra e desde a nossa Espiritualidade Agostiniana.
Santa Maria, Mãe do Bom Conselho, Senhora da América Latina, intercedei por nós. Amém!
Ó Deus, que em tua infinita misericórdia te dignaste proteger com amor a tua fiel serva Rita de Cássia. Concedei-nos pela sua mediação quanto é impossível aos esforços humanos e as previsões do mundo e do ingênio. Pelo amor que Santa Rita tem por Vós, tende piedade de nós e socorrei-nos nas nossas necessidades. Faz que todos conheçamos que só Vós sois a recompensa dos humildes, a defesa dos abandonados e a força de todos aqueles que em Vós confiam. Amém.
Santa Rita de Cássia, rogai por nós!
Modelo de Esposas e de Mães cristãs. Ó Esposa e Mãe exemplar, Santa Mônica:
Tu que experimentaste as alegrias e as dificuldades da vida conjugal; Tu que conseguiste levar à fé teu esposo Patrício, homem de caráter desregrado e irascível; Tu que choraste tanto e oraste dia e noite por teu filho Agostinho e não o abandonaste mesmo quando te enganou e fugiu de ti. Intercede por nós, ó grande Santa, para que saibamos transmitir a fé em nossa família; Para que amemos sempre e realizemos a paz. Ajuda-nos a gerar nossos filhos também à vida da Graça; conforta-nos nos momentos de tristeza e alcança-nos da Santíssima Virgem, Mãe de Jesus e Mãe nossa, a verdadeira paz e a Vida Feliz. Amém! Santa Mônica, rogai por nós.
Senhor, a ti que desejo ir: o que te peço, ainda, é que digas como alcançar-te. Se nos abandonas, perecemos. Mas tu não nos abandonas, porque é o sumo bem, a quem todos encontram, quando retamente te procuram. Ensina-me, pois, ó Pai, a procurar-te, liberta-me do erro, faze que, na minha busca, nada que não seja tu apresente-se em meu caminho. Pois, visto ser verdade que a ninguém mais desejo senão a ti, faze, eu te suplico, ó Pai, que eu possa encontrar-te.
Mas, se ainda subsiste em mim algum desejo vão, despoja-me dele. Purifica-me, tu mesmo, e torna-me capaz de te ver. Permite-me, enquanto tiver de conduzir e levar este meu corpo, que eu seja puro, magnânimo, justo e prudente, perfeito amante e conhecedor de tua sabedoria. Torna-me digno da tua morada e que possa assim vir a habitar no teu beatíssimo Reino. Assim seja! (Solilóquios 1,6 )
Santo Agostinho, rogai por nós!
Que eu seja sempre humano e compreenda as coisas humanas!
Escutai-me e santificai-me, Senhor, Vós que me criastes. Amém!
Ó Santo Agostinho, sê para nós mestre de vida interior; faze que nela recuperemos a nós mesmos e que, voltemos ao interior de nossa alma, e que então possamos descobrir aí dentro, o reflexo, a presença e a ação de Deus. Dóceis ao convite de nosso verdadeiro ser, mais dóceis ainda ao mistério da sua graça, possamos alcançar a sabedoria com a verdade; com a verdade, o amor; com amor, a plenitude da vida que é Deus. Amém. (Paulo VI)
Santo Agostinho, rogai por nós!
Ó excelso doutor da graça, Santo Agostinho. Tu que contaste as maravilhas do amor misericordioso operado em tua alma, ajuda-nos a confiar sempre e unicamente na ajuda divina. Ajuda-nos, ó grande Santo Agostinho, a encontrar a Deus “eterna verdade. Verdadeira caridade, desejada eternidade”. Ensina-nos a crer e viver na graça, superando nossos erros e angústias. Acompanha-nos à vida eterna, para amar e louvar incessantemente ao Senhor. Amém.
Santo Agostinho, rogai por nós!
Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora! Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem. Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez. Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira.
Espargiste tua fragrância e,
respirando-a, suspirei por ti. Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz.
(Santo Agostinho, Confissões X, 27-29)
Senhor,
fonte de toda santidade, acendei em muitos jovens o desejo de seguir-vos na Ordem de Santo Agostinho, para terem conosco uma só alma e um só coração orientados para Deus. Necessitamos de profetas capazes de enxergar além, testemunhas generosas do Evangelho, apóstolos valentes a serviço dos homens e mulheres de hoje. Por isso, Senhor, humildemente vos pedimos que nos abençoeis com numerosas e santas vocações; seiva nova, geradora de vida e motivo de esperança. Que o Espírito Santo nos acompanhe com sua luz e seu amor para que possamos viver nossa própria vocação com entusiasmo e autenticidade e assim mostremos a todos a beleza da Vida Religiosa Agostiniana. Amém!
Divino “Amigo” que em mim habita, fazei do meu coração um lugar de encontro, paz e inquietude. Dai-me a capacidade de caminhar e cantar ainda que me sinta incompleto. Que eu seja capaz de estender as mãos e aquecer o coração dos que no caminho comigo estão. Dai-me, Amado “Amigo”, um olhar para a felicidade verdadeira, não aquela que ilude, mas a que me faz ser quem de fato sou, uma felicidade inquieta. Amém!
Pai, fizeste-nos para vós, e o nosso coração está inquieto enquanto não descansar em vós. Nós vos suplicamos: infundi-nos o vosso Espírito Santo para vivermos unidos a Cristo, como os ramos estão à videira, e assim darmos fruto na Igreja e no mundo. Concedei-nos crescer no amor a vós e ao próximo, viver com humildade e alegria a nossa missão que hoje nos recomendardes. Que a vossa graça suscite, dirija e acompanhe todos os pensamentos, obras e ações deste dia e assim poderemos apresentá-las a vós dignamente. Senhor, toda a nossa esperança está na vossa grande misericórdia, dai-nos o que mandais e mandai o que quiserdes. Rogamos pela família de cada um de nós, pelos irmãos da fraternidade, pela família agostiniana no mundo e por toda a Igreja. Nós pedimos pela intercessão de Nossa Senhora da Consolação e Correia e Santa Madalena de Nagasaki e todos os santos da Ordem, a vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
Amém!